União Europeia aprova plano militar contra tráfico de imigrantes no Mediterrâneo

Dois diplomatas disseram à Associated Press que o plano foi aprovado pelos ministros de Relações Exteriores e de Defesa em uma reunião em Bruxelas

18 MAI 2015 • POR • 15h53

A União Europeia (UE) aprovou nesta segunda-feira o plano de operação naval para reprimir a rede de tráfico de imigrantes, que tem mandado milhares de pessoas para a Europa através de viagens pelo mar mediterrâneo.

Dois diplomatas disseram à Associated Press que o plano foi aprovado pelos ministros de Relações Exteriores e de Defesa em uma reunião em Bruxelas. Eles falaram sob condição de anonimato, pois não tinham autorização para falar com a imprensa.

Leia Também

Militares destroem 10 acampamentos dos extremistas do Boko Haram na Nigéria

Ataques aéreos são retomados no Iêmen após fim do cessar-fogo

Estado Islâmico alega ter tomado toda a cidade de Ramadi, no Iraque

Indenização de acidente de trem nos EUA pode não cobrir prejuízo de vítimas

UE promete continuar apoiando homossexuais pela igualdade de direitos

A chefe de política externa da UE, Federica Mogherini, disse que espera que a operação seja lançada no próximo mês, depois que os equipamentos militares e os treinamentos estiverem prontos. "Este é só o começo", disse Mogherini.

Ao mesmo tempo, as autoridades da UE irão continuar aguardando a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) autorizando a destruição dos navios dos traficantes.

Apesar de mostrar uma vontade militar similar, a União Europeia encontra-se dividida sobre os plano de realocar os imigrantes nos países de acordo com características econômicas e políticas de cada região.