Eleições do Sudão são prorrogadas até quinta-feira devido à baixa participação

No estado de Jazira, 152 zonas eleitorais não puderam abrir a tempo devido a “erros administrativos” na distribuição dos boletins e no estado de Kordofan do Sul

15 ABR 2015 • POR • 18h50

As eleições gerais do Sudão foram prorrogadas até quinta-feira (16) devido à baixa participação no pleito que se iniciou na segunda-feira (13). A Comissão Eleitoral decidiu-se hoje (15) por mais um dia de votação para permitir aos eleitores escolherem os seus representantes nos parlamentos regionais, no parlamento nacional e na Presidência da República, segundo explicou o chefe da comissão, Mokhtar Al Assam, sem indicar dados sobre a participação.

Na segunda eleição multipartidária desde que o general Omar Al Bashir chegou ao poder, em junho de 1989, por meio de um golpe de Estado, poucos eleitores foram às urnas, sendo registrados problemas administrativos e casos de violência.

Leia Também

G7 elogia acordo preliminar com Irã e mostra cautela com violência no Iêmen

Papa diz que eliminar diferenças entre sexos "é um passo atrás"

Oriente Médio tem mais de 12 milhões de crianças não escolarizadas, alerta ONU

Presidente da Nigéria evita prometer resgatar meninas sequestradas há um ano

Ebola: crianças de Serra Leoa começam a voltar às aulas

No estado de Jazira, 152 zonas eleitorais não puderam abrir a tempo devido a “erros administrativos” na distribuição dos boletins e no estado de Kordofan do Sul, afetado por uma rebelião desde 2011, três zonas eleitorais foram atacadas e depois fechadas, disse Assam.

Presidente há quase 26 anos, Omar Al Bashir, de 71 anos, enfrenta 15 candidatos pouco conhecidos e a maioria dos partidos da oposição boicotam as eleições, como ocorreu em 2010. Os resultados definitivos das eleições são esperados para o final de abril.