Com carnaval, vendas no varejo recuam 8,6% em SP, diz ACSP

Segundo pesquisa da Associação Comercial de São Paulo, na comparação com os primeiros quinze dias de janeiro, o volume vendido por varejistas também caiu, cerca de 9%

19 FEV 2015 • POR • 16h02

Devido ao carnaval, as vendas do varejo paulistano recuaram 8,6% na primeira quinzena de fevereiro em relação ao mesmo período do ano passado, quando o feriado teve início apenas em março. Segundo pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), na comparação com os primeiros quinze dias de janeiro, o volume vendido por varejistas também caiu, cerca de 9%.

O movimento de vendas a crédito no período registrou queda de 7 1% ante a primeira quinzena de fevereiro de 2014. Em relação a janeiro, houve uma diminuição de 10,5%, explicada também pela base forte de comparação do início do ano impulsionada pelas liquidações.

Leia Também

Alta na gasolina ofusca alívio em alimentos e energia dentro do IGP-M

Aluguel residencial médio em SP sobe 2,1% em janeiro, diz o Secovi

Situação fiscal em ano de PIB zero divide economistas sobre meta de 1,2% do PIB

Economia tem em 2014 pior resultado desde 2009, aponta Serasa Experian

Cesta básica paulistana subiu 0,62% na semana, revela Procon-SP

A comercialização à vista, por sua vez, caiu 10,1% nos primeiros quinze dias do mês na comparação com 2014. Ante janeiro, o recuo foi de 7,5%.

O Indicador de Registro de Inadimplentes (IRI), que mede o volume de carnês em atraso, aumentou 9,6% na quinzena sobre o mesmo período do mês anterior. A variação, segundo a ACSP, é sazonal, já que a inadimplência tende a começar janeiro em baixa e aumentar em fevereiro e março.