Serasa Experian: inadimplência do consumidor cresce 4,1% em janeiro

Esse é o maior porcentual de alta mensal para um mês de janeiro desde 2003, quando o índice variou 7,1%. Em relação a janeiro do ano passado, os calotes cresceram ainda mais

12 FEV 2015 • POR • 14h35

A inadimplência do consumidor cresceu 4,1% em janeiro deste ano em relação a dezembro de 2014. Esse é o maior porcentual de alta mensal para um mês de janeiro desde 2003, quando o índice variou 7,1%. Em relação a janeiro do ano passado, os calotes cresceram ainda mais. O indicador mostrou um aumento de 16,7%, o maior porcentual dos últimos quatro meses nesse critério de comparação.

Aumentos sazonais de impostos e taxas (IPTU, IPVA etc.), realinhamento de vários preços administrados (energia elétrica, transporte urbano, combustíveis etc.), elevações nas taxas de juros e enfraquecimento do mercado e trabalho estão entre as causas para esse aumento apontadas pelos economistas da Serasa Experian.

Leia Também

Salário mínimo atinge maior poder de compra em 50 anos, informa BC

Varejo vendeu 2,6% menos em dezembro de 2014, apurou o IBGE

Mercado financeiro prevê inflação de 7,15% para 2015

Endividamento de paulistanos em janeiro é o menor em 5 anos, diz Fecomercio

IBGE: monitorados e mensalidade escolar devem pressionar IPCA de fevereiro

Segundo a empresa, as dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) foram as principais responsáveis pela alta do indicador em janeiro. Cresceram 10,4% e contribuíram com +4,8 pontos percentuais na variação total.

A inadimplência com os bancos também cresceu (+0,3%), contribuindo com 0,2 ponto porcentual. Já os títulos protestados e os cheques sem fundos apresentaram quedas de 12,3% e 9,9%, respectivamente, e contribuíram com sinal negativo no porcentual mensal total (com -0,2 ponto porcentual e -0,6 ponto porcentual, respectivamente).