Guardião Cidadão oferece formação e auxilia na segurança do município

No ano passado o efetivo foi responsável pelo registro de 643 ocorrências.

5 FEV 2013 • POR • 21h38

Um programa que oferece capacitação profissional e contribui para a segurança. Este é o Guardião Cidadão, desenvolvido pela prefeitura há sete anos e que formou desde então 1.077 jovens. Atualmente são 145 guardiões, sendo 48 mulheres. No ano passado o efetivo foi responsável pelo registro de 643 ocorrências, como intervenção ao cidadão em situação de rua, uso inadequado de equipamento público e orientações.

O projeto contempla munícipes de 18 a 20 anos, com ensino médio completo, livres do serviço militar e sem vínculo empregatício. Um dos exemplos é Larissa Silva, 19, moradora do Castelo. “Gosto do trabalho porque ajudo as pessoas e todo dia aprendo muitas coisas”. Os participantes recebem um salário mínimo e meio (R$ 1.017,00), cesta básica ou auxílio alimentação, seguro de vida contra acidentes do trabalho e curso de qualificação profissional, incluindo estágio prático.

Leia Também

Escolas de samba de Santos começam a desfilar no sábado

Na volta às aulas, CET orienta motoristas em Santos

Desgraça Caiçara promove quebra de recordes de doação de sangue

MSC Laura faz rápida passagem pelo Porto de Santos

‘Direito de inviolabilidade’ pode prejudicar fiscalização, diz advogado

Entre os locais de atuação estão unidades e espaços públicos e sala do SIM (Sistema Integrado de Monitoramento). “Há projetos em estudo para também empregar o efetivo, por exemplo, em travessias escolares e controle da zona azul de estacionamento”, explica o comandante da Guarda Municipal, Flávio de Brito Jr.