Centro de Reanimação de Afogados estende atendimentos até o Carnaval

Serviço é parceria entre as pastas de Saúde Pública de Praia Grande e do Governo do Estado.

30 JAN 2013 • POR • 21h06

As atividades do Centro de Reanimação de Afogados (CRA), que tiveram início no dia 2 de janeiro, se estenderão até 17 de fevereiro, primeiro final de semana após o Carnaval. A Cidade é a única da Região Metropolitana da Baixada Santista a contar com o serviço.

O CRA tem como principal objetivo agilizar o primeiro atendimento feito às vítimas de afogamento. O serviço é fruto de parceria entre as secretarias de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande e de Saúde do Estado de São Paulo.

Leia Também

Temporada do Programa Roda SP termina no dia 17 de fevereiro

Mutirão coleta 70 toneladas de móveis e eletrodomésticos velhos

Carros elétricos facilitam prisão após roubo em Praia Grande

Interdição altera trajeto de ônibus em Praia Grande

Secretário de Transportes recebe associações novamente

Segundo o médico da Sesap, Manuel Nunes Cardoso Neto, o Município oferece apoio necessário para os profissionais envolvidos nesse primeiro atendimento. “Algumas medidas foram acertadas para proporcionar uma estrutura de serviços em ambiente de UTI”, comentou.

O Centro dispõe de uma equipe composta por um médico e dois enfermeiros em uma estrutura montada ao lado do Posto de Bombeiros, na praia do Bairro Mirim. O local conta com equipamentos como maca, cilindro de oxigênio e desfibrilador. Além disso, os profissionais ainda dispõem de uma viatura que pode ser utilizada para o deslocamento até a ocorrência. O apoio aéreo do Helicóptero Águia também é outro diferencial. Após serem examinadas, havendo necessidade, as vítimas são encaminhadas ao Hospital Irmã Dulce ou aos pronto-socorros do Município.

O gerente do CRA, Jorge Ribera, ressaltou o saldo positivo dos trabalhos. “A população deve tomar alguns cuidados para evitar casos de afogamento. Se todas as normas de segurança forem seguidas, todos teremos um verão mais agradável”, declarou.