Dilma Rousseff anuncia verba para dois projetos de Praia Grande

A Cidade receberá R$ 11,7 milhões do orçamento Geral da União. BRT e Corredor Via do Cidadão foram selecionados pelo Governo Federal

26 JUN 2014 • POR • 19h41

Em visita a Santos, a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff anunciou R$ 480,9 milhões destinados a obras e elaboração de projetos de mobilidade urbana na Baixada Santista. Dois projetos apresentados pela Prefeitura de Praia Grande foram contemplados, são eles: o da implantação do BRT (Bus Rapid Transit), que ligará o Bairro Caiçara, em Praia Grande, com a estação do VLT, localizada no Centro de São Vicente; e a implantação do corredor da Via do Cidadão. O prefeito Alberto Mourão participou da solenidade que ainda contou com as presenças do vice-presidente Michel Temer; do ministro das cidades, Gilberto Magalhães Occhi; do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; deputados federais e estaduais e prefeitos da região.

Praia Grande receberá R$ 11,7 milhões do orçamento Geral da União para obras de implantação do Corredor da Via do Cidadão que formará um anel com a marginal da rodovia Padre Manoel da Nóbrega. Será realizada a construção de cinco quilômetros de faixa exclusiva de ônibus e requalificação do pavimento, sinalização, sistemas e baias para a parada de ônibus.

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A Via do Cidadão compreende quatro bairros da Cidade e as seguintes ruas: Frei Francisco de Monte Alverne (Bairro Melvi); Avenida das Araucárias e Rua Alberto Nepomuceno (Bairro Samambaia); Rua Itiberê da Cunha; Avenida Zélia Gigliolli Galves; Rua Valdomiro Silveira; Alfredo D’Escragnolle Taunay (Esmeralda) e Rua Cruz e Souza (Bairro Ribeirópolis).

Para o BRT Metropolitano (Praia Grande, São Vicente e terminais), o Governo Federal disponibiliza ao Governo do Estado R$ 9 milhões para elaboração do projeto que prevê a construção de 24 quilômetros do transporte coletivo, sendo 18 quilômetros em Praia Grande, do Bairro Caiçara a São Vicente e 6 quilômetros da região do Trevo ao Samaritá, além de três terminais de integração (Peruíbe, Itanhaém e Mongaguá).

Durante discurso, a presidenta destacou a importância de priorizar a questão da mobilidade urbana na Região Metropolitana da Baixada Santista, que está crescendo e recebe milhares de pessoas com projeções ainda maiores de crescimento populacional e industrial em decorrência da exploração do pré-sal.

Dilma ressaltou que é necessário oferecer transporte coletivo de qualidade, rápido e seguro. “No Brasil, estão sendo construídos vários BRTs ou corredores de ônibus segregados. O BRT é um metrô sobre rodas, ao ar livre. Ele segrega, criam-se vias exclusivas, passa o BRT e as pessoas são beneficiadas com um transporte rápido e confortável”.

O prefeito Mourão, que para agilizar o processo de implantação do BRT esteve em Brasília no início de junho, em busca da verba em que o Governo Federal deverá aportar recursos ao Estado, em torno de R$ 500 milhões, sendo 50% de fundo perdido e 50% de financiamento da União, enfatizou que este sistema de transporte coletivo é uma excelente opção para melhorar a mobilidade urbana no Município. “Este modal tem flexibilidade maior por não exigir a implantação de trilhos. Além disso, contará com ar condicionado e atenderá 280 pessoas em cada carro. O BRT trabalha em faixa exclusiva, tem o pagamento da tarifa pré-embarque e estações com acessibilidade. Como ele passará também ao longo da Via Expressa Sul, atenderá uma grande demanda da população”, explicou.

A intenção do prefeito é que se acelerem os ajustes finais para que ainda no segundo semestre seja iniciado o processo licitatório do sistema. “Podemos ter um cenário de estar em 2016 com o BRT pronto, implantado em Praia Grande”, concluiu, lembrando que se fosse contemplada com o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), Praia Grande só receberia o veículo depois de 2022.

BRT

Com projeto funcional elaborado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) o BRT ligará o Bairro Caiçara, em Praia Grande, com a estação do VLT, localizada no Centro de São Vicente.

O sistema de transporte público é baseado no uso de ônibus, que combina a capacidade e a velocidade do VLT com a flexibilidade, baixo custo e simplicidade de um sistema de linhas de ônibus. O transporte opera por uma faixa de rodagem exclusiva (corredor de ônibus) para evitar o congestionamento do tráfego.
A assinatura de ordem de serviço para a contratação do projeto funcional do BRT Litoral Sul foi oficializada pelo governador do Estado de São Paulo no último dia 6 de junho.

De acordo com o projeto inicial, que poderá sofrer alterações ao longo desta primeira fase, serão aproximadamente 30 pontos de embarque de passageiros. O itinerário partirá de uma estação de embarque que será construída no Bairro Caiçara e passará pelos Terminais Tatico e Tude Bastos e pela Ponte Esmeraldo Tarquínio (mais conhecida como Ponte do Mar Pequeno). Os ônibus do BRT seguirão por uma faixa exclusiva nas Avenidas Ministro Marcos Freire e Roberto de Almeida Vinhas, em Praia Grande, e pelas Avenidas Capitão Luiz Antônio Pimenta e Capitão Mor Aguiar, em São Vicente.