Terminal Concais Aberta a temporada de cruzeiros para a Copa

O navio MSC Divina, vindo de Miami, atracou no Porto de Santos com forte esquema de segurança

7 JUN 2014 • POR • 21h29

Com forte esquema de segurança, atracou, na manhã de ontem, no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini (Concais), o navio MSC Divina, vindo de Miami, com 1.700 passageiros brasileiros. Com a chegada da embarcação, está aberta a temporada de cruzeiros da Copa do Mundo no Porto de Santos. Devido à origem do navio, a Receita Federal elaborou um esquema especial de atendimento e segurança.

A operação da Alfândega contou com apoio da Anvisa, da Secretaria da Agricultura, Ibama e da Polícia Federal. Segundo o inspetor-chefe da Alfândega de Santos, Cleiton Alves dos Santos, todas as malas do navio foram escaneadas. O inspetor explica que os passageiros têm a opção do “nada a declarar” ou de “bens a declarar” quando realizam compras acima de US$ 500. Cleiton ressalta que inclusive foram feitos trabalhos a bordo do navio para explicar aos passageiros a importância de declarar os bens antes de chegar ao país, feito pela internet. As malas serão escaneadas e aqueles que têm bens a declarar e as malas estiverem de acordo com a declaração de bagagens, foram liderados rapidamente, assim como aqueles que estiverem com o limite de compras de US$ 500. 

Leia Também

‘Santos Novos Tempos’ segue em obras na Zona Noroeste

Navio MSC Divina já está em Santos

Carreata para arrecadar agasalhos na ZN será sábado

Ecovias inicia construção de terceira faixa na Padre Manoel da Nóbrega

Lei quer áreas para bitucas de cigarro

“Aqueles que tiverem acima da cota ou que não declararam, ou declararam a menos, será cobrada uma multa por falta de declaração ou declaração inexata”, afirmou Cleiton dos Santos. Segundo ele, a operação não tem nada a ver com a Copa. “Tem a ver com a origem. E sempre que vier uma embarcação de Miami, repetiremos a operação, que acontece também em Salvador e no Rio de Janeiro”.

 


 

A operação de fiscalização de todas as malas foi realizada por cinco escâneres de bagagens, e mais 14 bancadas de conferência. Como medida de segurança, o Terminal do Concais estará totalmente alfandegado por conta do desembarque internacional, e o acesso às instalações estará restrito aos passageiros e aos prestadores de serviços cadastrados.

Passageiros da Copa

Além do MSC Divina, que foi fretado por uma empresa mexicana, que trará ao Brasil cerca de 3 mil passageiros que acompanharão os jogos do México na Copa do Mundo, o Porto de Santos receberá outro navio, o Monarch, da Pullmantur, que terá a bordo torcedores chilenos. Eles devem desembarcar em Santos entre os dias 22 e 25 de junho. Nesses embarques e desembarques, o acesso ao terminal será permitido somente para passageiros e prestadores de serviços.

Operação

A Receita Federal elaborou um esquema especial de atendimento e segurança. Todas as bagagens foram escaneadas.