Projeto de canonização do Padre Anchieta vai a sanção em Itanhaém

Na hipótese de aprovação, o bispo de Santos encaminhará o pedido para o papa Francisco

3 JUN 2014 • POR • 10h21

Canonizado santo pela Igreja Católica, Itanhaém pode ser uma das primeiras cidades do Mundo, e a primeira do Brasil, a proclamar São José de Anchieta padroeiro do Município. No último dia 26, a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei nº 35/2014, de autoria do presidente da casa, Rogélio Salceda (PROS), tornando Anchieta o segundo padroeiro da Cidade. O projeto vai agora para sanção do prefeito Marco Aurélio Gomes (PSDB).

Segundo o padre da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Francisco Pelonha, para que o santo seja decretado padroeiro da Cidade é necessário fazer uma carta para a Diocese de Santos (responsável pela Paróquia do Município) com o pedido, a lei aprovada e justificando a relevância de São José de Anchieta para Itanhaém.

Leia Também

Região precisa de 70 mil novas moradias

Transporte hidroviário começa a ser implantado em 2015

Diário do Litoral tem promoção especial para os casais

CRPI recebe doação do DL

Programa Via Rápida Emprego oferece 50 vagas em dois cursos em Itanhaém

Na hipótese de aprovação, o bispo de Santos, Dom Jacyr Francisco Braido, encaminhará o pedido para o líder do Vaticano, papa Francisco. Após este processo é necessário aguardar um período de 60 dias para que a resposta seja definida. Se a solicitação for concedida, Anchieta será decretado padroeiro e a atual Paróquia Nossa Senhora da Conceição será denominada Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José de Anchieta.

Atualmente Itanhaém tem uma padroeira: Nossa Senhora da Conceição, cuja celebração ocorre em 8 de dezembro. Padre Anchieta era devoto fervoroso de Nossa Senhora da Conceição. Ele inclusive trouxe para a Cidade a primeira imagem da santa ao Brasil.