Prefeitura de Peruíbe oferece cirurgias gratuitas

Após a reunião, os participantes são orientados sobre os exames clínicos

2 JUN 2014 • POR • 10h21

Definir o futuro da família não é uma decisão simples, principalmente quando o casal deseja interromper a possibilidade de gerar filhos. Trata-se de uma escolha definitiva que precisa ser feita de modo consciente, para evitar arrependimentos.

Por conta disso, a Prefeitura de Peruíbe desenvolve o Programa de Planejamento Familiar, que oferece cirurgias gratuitas de vasectomia e laqueadura aos usuários da rede municipal de saúde. O serviço é disponível para homens ou mulheres casados, com idade mínima de 30 anos e que tenham pelo menos dois filhos.

Leia Também

TCE aponta irregularidade em contrato de lixo em Peruíbe

Peruíbe supera meta de vacinação contra a gripe

Região precisa de 70 mil novas moradias

Peruíbe oferece cirurgias gratuitas de vasectomia e laqueadura

Transporte hidroviário começa a ser implantado em 2015

Para ter acesso aos procedimentos cirúrgicos, o casal deve procurar o atendimento no Hospital Municipal, que conta com uma equipe especializada – urologista, obstetra, psicólogo e assistente social –, que atua na orientação e no esclarecimento dos pacientes.

É necessário que o marido e a esposa preencham um formulário definindo a opção por vasectomia ou laqueadura, sendo que o primeiro procedimento é o mais aconselhável por ser mais simples e rápido.    


Em seguida, o casal participa de uma palestra na qual recebe orientações sobre os diversos métodos contraceptivos, incluindo os chamados temporários (uso de preservativos e pílulas anticoncepcionais) e as cirurgias definitivas, como a vasectomia e a laqueadura.

Após a reunião, os participantes são orientados sobre os exames clínicos e devem aguardar um prazo mínimo de 60 dias para a realização da cirurgia (tempo suficiente para que o casal venha refletir, para confirmar ou desistir da ideia de um procedimento irreversível).

O Atendimento é feito no Hospital Municipal, que fica na Rua Alfredo Gomes, n° 46, Centro. O agendamento de consultas é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h.