Peruíbe oferece cirurgias gratuitas de vasectomia e laqueadura

Programa de Planejamento Familiar é voltado para homens e mulheres que decidiram não ter mais filhos

Comentar
Compartilhar
28 MAI 201411h18

Definir o futuro da família não é uma decisão simples, principalmente quando o casal deseja interromper a possibilidade de gerar filhos. Trata-se de uma escolha definitiva que precisa ser feita de modo consciente, para evitar arrependimentos.

Por conta disso, a Prefeitura de Peruíbe desenvolve o Programa de Planejamento Familiar, que oferece cirurgias gratuitas de vasectomia e laqueadura aos usuários da rede municipal de saúde. O serviço é disponível para homens ou mulheres casados, com idade mínima de 30 anos e que tenham pelo menos dois filhos.

Para ter acesso aos procedimentos cirúrgicos, o casal deve procurar o atendimento no Hospital Municipal, que conta com uma equipe especializada – urologista, obstetra, psicólogo e assistente social –, que atua na orientação e no esclarecimento dos pacientes.

É necessário que o marido e a esposa preencham um formulário definindo a opção por vasectomia ou laqueadura, sendo que o primeiro procedimento é o mais aconselhável por ser mais simples e rápido.    

Em seguida, o casal participa de uma palestra na qual recebe orientações sobre os diversos métodos contraceptivos, incluindo os chamados temporários (uso de preservativos e pílulas anticoncepcionais) e as cirurgias definitivas, como a vasectomia e a laqueadura.

Após a reunião, os participantes são orientados sobre os exames clínicos e devem aguardar um prazo mínimo de 60 dias para a realização da cirurgia (tempo suficiente para que o casal venha refletir, para confirmar ou desistir da ideia de um procedimento irreversível).

As cirurgias são realizadas no Hospital Municipal (Foto: Divulgação)

Lei

Todos os procedimentos seguem os critérios estabelecidos pela Lei 9.263, de 12 de janeiro de 1996.  A lei prevê a realização de diversas ações para dar assistência à concepção ou contracepção, incluindo a distribuição de métodos anticoncepcionais ou realização de cirurgias.

Conheça os procedimentos 

Vasectomia

É um procedimento cirúrgico simples para a esterilização masculina, que não necessita de internação e consuma em menos de 30 minutos. De acordo com o Ministério da Saúde, o procedimento interrompe a passagem do espermatoizoide dos testículos para o líquido seminal. Assim o homem pode ter a prática sexual ativa, sem qualquer prejuízo, e com o risco praticamente nulo de gerar filhos.

Laqueadura

É um processo de esterilização feminina, que consiste no fechamento das tubas uterinas para impedir a descida do óvulo e a subida do espermatozoide.  Nesta cirurgia as trompas são cortadas e as suas extremidades amarradas de modo que  a passagem dos espermatozóides fique bloqueada, impedindo a fecundação.