X

Cotidiano

Peruíbe oferece cirurgias gratuitas de vasectomia e laqueadura

Programa de Planejamento Familiar é voltado para homens e mulheres que decidiram não ter mais filhos

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 28/05/2014 às 11:18

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Definir o futuro da família não é uma decisão simples, principalmente quando o casal deseja interromper a possibilidade de gerar filhos. Trata-se de uma escolha definitiva que precisa ser feita de modo consciente, para evitar arrependimentos.

Por conta disso, a Prefeitura de Peruíbe desenvolve o Programa de Planejamento Familiar, que oferece cirurgias gratuitas de vasectomia e laqueadura aos usuários da rede municipal de saúde. O serviço é disponível para homens ou mulheres casados, com idade mínima de 30 anos e que tenham pelo menos dois filhos.

Para ter acesso aos procedimentos cirúrgicos, o casal deve procurar o atendimento no Hospital Municipal, que conta com uma equipe especializada – urologista, obstetra, psicólogo e assistente social –, que atua na orientação e no esclarecimento dos pacientes.

É necessário que o marido e a esposa preencham um formulário definindo a opção por vasectomia ou laqueadura, sendo que o primeiro procedimento é o mais aconselhável por ser mais simples e rápido.    

Em seguida, o casal participa de uma palestra na qual recebe orientações sobre os diversos métodos contraceptivos, incluindo os chamados temporários (uso de preservativos e pílulas anticoncepcionais) e as cirurgias definitivas, como a vasectomia e a laqueadura.

Após a reunião, os participantes são orientados sobre os exames clínicos e devem aguardar um prazo mínimo de 60 dias para a realização da cirurgia (tempo suficiente para que o casal venha refletir, para confirmar ou desistir da ideia de um procedimento irreversível).

As cirurgias são realizadas no Hospital Municipal (Foto: Divulgação)

Lei

Todos os procedimentos seguem os critérios estabelecidos pela Lei 9.263, de 12 de janeiro de 1996.  A lei prevê a realização de diversas ações para dar assistência à concepção ou contracepção, incluindo a distribuição de métodos anticoncepcionais ou realização de cirurgias.

Conheça os procedimentos 

Vasectomia

É um procedimento cirúrgico simples para a esterilização masculina, que não necessita de internação e consuma em menos de 30 minutos. De acordo com o Ministério da Saúde, o procedimento interrompe a passagem do espermatoizoide dos testículos para o líquido seminal. Assim o homem pode ter a prática sexual ativa, sem qualquer prejuízo, e com o risco praticamente nulo de gerar filhos.

Laqueadura

É um processo de esterilização feminina, que consiste no fechamento das tubas uterinas para impedir a descida do óvulo e a subida do espermatozoide.  Nesta cirurgia as trompas são cortadas e as suas extremidades amarradas de modo que  a passagem dos espermatozóides fique bloqueada, impedindo a fecundação.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Conheça a verdadeira história do vulcão do bairro Macuco, em Santos

A lenda é do ano de 1896 e causou pânico à sociedade da época

Nacional

D23: evento oficial da Disney chega ao Brasil em 2024

O evento acontece nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2024 no Transamérica Expo Center, em São Paulo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter