Cobra Jararacucçu de 80 cm é capturada em canteiro de obras do VLT

Animal peçonhento foi visto por operários durante os trabalhos no trecho próximo à fábrica Saint Gobain, em São Vicente, nesta sexta-feira (23)

23 MAI 2014 • POR • 18h06

Operários das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) levaram um susto nesta sexta de manhã (23). Durante os trabalhos no trecho próximo à fábrica Saint Gobain, eles encontraram uma cobra da espécie jaracuçu em São Vicente.

O animal peçonhento, também conhecido como surucucu, era um macho juvenil, com aproximadamente 0,80 cm. Por ser uma víbora venenosa, o pelotão ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionado para a captura. Os guardas levaram o animal até o Parque Cotia/Pará, em Cubatão, onde foram realizados exames preliminares.

Leia Também

Viagem teste do VLT será em agosto

Vagões do VLT serão montados em São Vicente

São Vicente realiza Rap Day neste sábado

São Vicente reinaugura mais uma UBS nesta sexta-feira (23)

Após o procedimento, a jararacuçu foi solta na área do Parque Estadual da Serra do Mar, em Paratinga, Área Continental de São Vicente.

Espécie

Encontrada na Bolívia, Paraguai, Argentina e no Brasil, nos estados da Bahia e Mato Grosso até o Rio Grande do Sul, a jararacuçu ou surucucu, com nome científico bothrops jararacussu lacerda, é uma víbora venenosa da família dos viperídeos. A jaracuçu pode chegar até dois metros de comprimento. A coloração dorsal varia entre cinza, rosa, amarelo, marrom ou preto, com manchas triangulares marrom-escuras.