Itanhaém celebra semana de Anchieta com caminhada e encenação

O evento terá abertura oficial no dia 1º de junho (domingo), às 9 horas, na Praça Nossa Senhora de Lourdes, na Praia do Sonho, com a realização de missa ecumênica

19 MAI 2014 • POR • 17h44

Em homenagem a um dos mais ilustres personagens da história do Brasil e de Itanhaém, dia 9 de junho é feriado na Cidade, dedicado a São José de Anchieta. E no primeiro ano considerado oficialmente santo por católicos de todo o mundo, o Município vai celebrar a ‘1ª Semana Passos dos Jesuítas’, com caminhada, exposição fotográfica e encenação.

O evento terá abertura oficial no dia 1º de junho (domingo), às 9 horas, na Praça Nossa Senhora de Lourdes, na Praia do Sonho, com a realização de missa ecumênica.

Leia Também

Divulga lista com alunos da Baixada Santista selecionados para intercâmbio na Europa

Aposentadoria no Brasil cai para 61ª posição no ranking mundial

Diário do Litoral entrega doação a Toca de Assis

População pode participar de consulta pública ao aeroporto de Itanhaém

Balneabilidade boa em 83% das praias da Baixada

No domingo seguinte (8 de junho), a partir das 8 horas, acontece a ‘1ª Caminhada de São José de Anchieta’. O percurso, com 3 km, passará pelos pontos históricos e turísticos ligados a figura do eminente padre jesuíta. A saída será no Pocinho de Anchieta, passando pelo Morro do Paranambuco, Praia do Sonho e segue em direção a região central da Cidade. O final do percurso será na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico. Haverá missa ecumênica antes da partida e são esperados cerca de 300 participantes para a caminhada.

Encerrando a semana, no dia 9 de junho, às 21 horas, na Cama de Anchieta, será encenada novamente na Cidade a peça ‘Aparição da Virgem ao Padre Anchieta’. É a sétima edição do evento e o espetáculo envolve história, arte e fé, com entrada gratuita. A peça mostra a passagem do padre jesuíta pelo Litoral Paulista, apresenta seus versos, sua relação com Itanhaém e o seu encontro com a Virgem Santíssima.

Como parte da programação, haverá ainda, de 1º a 9 de junho, a exposição fotográfica ‘Caminha SP – Passos dos Jesuítas’, na cidade de Praia Grande, no shopping da Avenida Ayrton Senna da Silva, 1.511, de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, e domingos e feriados, das 14 às 21 horas.

Homenagem

Conhecida como ‘Terra de Anchieta’, Itanhaém mantém viva a memória de um dos mais reverenciados jesuítas da Igreja Católica em todo o mundo. José de Anchieta viveu na segunda cidade mais antiga do país durante o século XVI, entre 1563 e 1595. Monumentos históricos, documento raro, obra sacra, homenagens e diversas histórias vividas pelo padre podem ser lembradas em muitos pontos da Cidade, num misto de religiosidade e história contado por meio de um tour.

Para celebrar este ilustre personagem, dia 9 de junho é feriado na Cidade, instituído pela Lei Municipal nº 3.533, de 02 de julho de 2009, que incluiu a data no calendário oficial de eventos do Município. É a única Cidade do Brasil que celebra um feriado em homenagem ano novo santo.

Passos dos Jesuítas

As marcas de Padre Anchieta por Itanhaém fazem parte do roteiro peregrino e de contemplação ‘Passos dos Jesuítas – Anchieta’, da Secretaria Estadual de Turismo, iniciado em 2011. A rota vai de Peruíbe a Ubatuba e envolve 360 Km e 13 municípios. Para participar, basta se inscrever no portal www.caminhasaopaulo.com.br.