Guarujá tem marco histórico com inauguração do busto de Zumbi dos Palmares

A imagem foi inaugurada na Praia da Enseada, em frente à Praça Horácio Lafer

16 MAI 2014 • POR • 12h38

Guarujá teve um marco histórico na última terça-feira, 13, na questão que envolve as políticas públicas para a comunidade negra. Um busto do último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial, Zumbi dos Palmares, foi inaugurado na Praia da Enseada, em frente à Praça Horácio Lafer.

“O ato representa a luta da prefeita que possui um olhar humano. E hoje, a Secretaria tem a missão com todas as políticas públicas, seja com relação à mulher, criança, idoso ou negro. É mais um sonho que conquistamos”, atestou a secretária executiva de Coordenação Governamental, Eliane Ribeiro, que representou, no evento, a prefeita da Cidade, Maria Antonieta de Brito.

Leia Também

Guarujá participa do I Festival da Amizade de Cajati por meio de associação cultural

12ª Semana Nacional dos Museus em Guarujá reúne teatro, música e pré-lançamento de livro

Inscrições para curso de música por computador terminam nesta sexta-feira (16)

65ª Reunião Geral da FNP discute desafios dos municípios na segunda (19) e terça (20)

Guarujá promove 1º Fórum de Vulnerabilidade e Risco na Infância e Adolescência

A imagem foi inaugurada no Dia da Abolição da Escravatura, em 13 de maio. A cerimônia contou com diversas autoridades e, principalmente, lideranças religiosas. A Associação Cultural Afroketu fez a abertura do evento, com roda de capoeira, sob a coordenação do diretor da entidade, Rafael Rodrigues.

A Semana da Abolição em Guarujá teve início na última segunda-feira (12) e termina no dia 25. A programação também conta com palestras e apresentações relacionadas à enfermagem. “Agora em 2014, estamos prosseguindo com a luta e contamos com o apoio do poder público, como é o governo Antonieta que dá espaço e tem compromisso”, ressaltou o diretor de Políticas Públicas da Secretaria de Governo, Guilherme Cruz Costa.

Para o secretário interino de Cultura do Município, Odair Dias, esta é uma Administração com princípios democráticos. “O evento de hoje (dia 13) reafirma o compromisso da Prefeitura com a sociedade. A gestão Maria Antonieta de Brito dá um grande passo à frente para uma sociedade mais justa, e demonstra o reconhecimento da identidade com forte contribuição da África”, salientou.

Já o presidente do Conselho de Participação de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Guarujá, Anderson Bernardes, lembra que a inauguração do Busto de Zumbi dos Palmares atende antiga reivindicação de uma sociedade civil e militância. É uma quebra de paradigmas em Guarujá. Isso é resultado da seriedade do trabalho que é desenvolvido na Cidade”.

A coordenadora regional do Instituto Nacional de Tradições Afro Brasileiras (Intecab), Denise Palhares, fala de quanto a cerimônia desta terça (13) é significativa. “Mostra que a gente tem que ir à luta e que tudo vai dar certo. Nos faz seguir em frente com a nossa militância”. Conforme o assessor de Políticas Públicas de Igualdade Étnica e Racial da Secretaria Executiva de Coordenação Governamental, Roberto Luiz, a solenidade representa um momento de reflexão. É com muita alegria que inauguramos o busto de Zumbi. Com certeza é uma conquista de todo o povo negro da Cidade. E no futuro, aqueles que virão vão ver que teve um povo que lutou muito, para esta realização”.

Programação até dia 25/05

- Dia 16 – Sexta-feira
Atividades: Cultura Afro na Praça com o Coral da Faculdade Zumbi dos Palmares, Afroketu, Afoxé, Pracatá, Hip Hop e Capoeira (18 horas)
Lançamento do livro afro-religioso do pai Batista, do Rio de Janeiro (18 horas)
Local: Praça das Bandeiras - Pitangueiras

- Dia 19 - Segunda-feira
Atividade: Pré-estreia do documentário Iemanjá Mães das Cabeças (19 horas)
Local: Anfiteatro Ferreira Sampaio (Rua Osvaldo Aranha, 800 – Jardim Boa Esperança)

- Dia 20 – Terça-feira
Atividades: Palestra “A Mulher e o Combate à Violência” (19 horas)
Palestrantes: com Anderson Bernardes (presidente do Conselho da Comunidade Negra de Guarujá) e Dra. Tatiana Evangelista (presidente do Conselho da Comunidade Negra de Santos)
Mediadora: Eugenia Lisboa Homem (coordenadora de Políticas para Mulheres de Guarujá)
Local: Escola Jacinto Amaral Narducci (Avenida Tancredo Neves, 305 - Cachoeira)

- Dia 21 – Quarta-feira
Atividade: Palestra “Afroempreendedor” (19 horas)
Palestrante: Professor João Carlos Martins (presidente do Coletivo de Empresário e Empreendedores Afro-brasileiros - Ceabra)
Local: Associação Comercial dos Empresários de Guarujá (Rua Buenos Aires, 148 – Vila Maia)

- Dia 25 – Quinta-feira
Atividade: Cineafro “Filme Besouro” - sessão gratuita (19 horas)
Local: Cine 3 Ferry Boat's Plaza Shopping (Praça das Nações s/n)