ACSP: 44% dos brasileiros não pretendem comprar presente no Dia das Mães

Com isso, a associação afirma que a expectativa é de vendas moderadas para a data - a segunda melhor época do ano para o comércio, ficando atrás apenas do Natal

9 MAI 2014 • POR • 17h43

Pesquisa encomendada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e realizada pelo Instituto Ipsos indica que 44% dos brasileiros não pretendem comprar presentes para o Dia das Mães. Com isso, a associação afirma que a expectativa é de vendas moderadas para a data - a segunda melhor época do ano para o comércio, ficando atrás apenas do Natal.

Entre os consumidores que afirmam que irão presentear a mãe, 41,6% optarão por comprar roupa ou calçado. A segunda categoria mais escolhida pelos consumidores é a de bijuteria, perfume ou cosmético, que corresponde a 22,2% das intenções de compra.

Leia Também

FecomercioSP: vendas no Dia das Mães devem cair 6%

Atenção deve ser redobrada nas compras online neste Dia das Mães

Inflação de alimentos é temporária, diz Hamilton, do BC

Dicas para comprar o presente do Dia das Mães sem comprometer o orçamento

Copa do Mundo deve gerar faturamento de R$ 1,8 bi para supermercados

Segundo o presidente da ACSP, Rogério Amato, "essa fotografia é explicada pelas incertezas geradas pelo cenário político-econômico atual, deixando o consumidor mais cauteloso em relação às compras". Amato considera que o cenário se dá devido às altas taxas de juros, desaceleração do crédito, alta do preço dos alimentos, incertezas com relação ao clima (estiagem) e ao quadro eleitoral e possibilidade de manifestações durante a Copa do Mundo.

O levantamento foi feito entre os dias 17 e 29 de abril em todas as regiões do País. O Instituto Ipsos realizou mil entrevistas.