Festa do dia do trabalho será no dia 27 na Zona Noroeste

Evento será promovido pela Força Sindical da Baixada Santista. Shows e sorteios de um carro e uma moto estão programados. Organizadores esperam 50 mil pessoas no evento

18 ABR 2014 • POR • 11h36

Santos vai ter festa no Dia do Trabalho com shows e sorteios de prêmios. Sindicalistas da Força Sindical na Baixada Santista se reuniram, pela quarta vez, no Sintracomos, e decidiram promover o evento, antecipando- o para domingo, dia 27, no Estradão da Zona Noroeste. O objetivo é reunir cerca de 50 mil pessoas.

A festa será marcada por protestos contra o fim do fator previdenciário, perdas nas aposentadorias, precarização dos serviços, principalmente nas empreiteiras, e mais seguran-ça no trabalho.

Leia Também

Para Fiesp, geração de emprego é concentrada e preocupa

País vai debater mortes no trabalho

Conferentes e Diário do Litoral debatem prisões no navio Raul Soares

Ação sobre revisão do Fundo de Garantia já está pronta para o julgamento

Bancários relembram 50 anos da repressão

Herbert Passos Filho, presidente do Sindicato dos Químicos e diretor regional da Força Sindical, diz que Santos, berço do sindicalismo do País, não pode ficar sem fazer uma festa para os trabalhadores. “Nossa intenção é fazer uma festa não só para o trabalhador, como também para sua família, pois é uma data para se comemorar e também para reflexão. Pretendemos levar 50 mil pessoas para a festa do Trabalhador”, disse o sindicalista.

Sobre os temas a serem reivindicados, Passos menciona que são muitos, mas um deles é o fim do fator previdenciário. “Temos que pressionar o Governo Federal para acabar com o fator previdenciário e também cobrar do Congresso Nacional uma posição em favor do trabalhador, colocando em votação temas de interesses dos trabalhadores e dos aposentados, pois a perda nas aposentadorias é uma dura realidade. Só que existem projetos para a recomposição dessas defasagens, que estão parados na Câmara e Senado”.

Já o presidente do Sindicato da Construção Civil da Baixada Santista(Sintracomos), Marcos Braz de Oliveira, Macaé, quer providências das autoridades federais para o problema da insegurança no trabalho. “Ela ronda principalmente as empreiteiras. Só na área da Usiminas a soma de mortes é de 55 desde sua privatização da Cosipa, em 1993, e alguém tem que fazer alguma coisa para acabar com isso”, desabafa o sindicalista.

Ele conclui: “a insegurança atinge também o setor predial que vem registrando acidentes quase todas as semanas devido, muitas vezes, a precarização de serviços por falta de segurança.

Em São Paulo serão sorteados 19 carros

Dirigentes da Força Sindical estão percorrendo os pontos de maior concentração de pessoas, como estações de trem, metrô, terminais de ônibus, praças distribuindo os cupons do 1º de Maio da Central. Com estes cupons, os trabalhadores poderão participar do sorteio de 19 carros 0 km (HB20, da Hyundai) durante a festa. Basta preencher o cupom e depositar em uma das urnas no dia do evento.

Toda esta mobilização também terá o objetivo de convocar a população e os trabalhadores para a festa do “Dia do Trabalhador”, que será realizada na Praça Campo de Bagatelle, bairro de Santana, na Zona Norte de São Paulo, das 7 às 16 horas. A comemoração tem como tema “Avançar na democracia com desenvolvimento social”.

O 1º de Maio da Força Sindical vai reunir grandes nomes da música do País, entre eles Paula Fernandes, Cristiano Araújo, Fernando & Sorocaba, João Neto & Frederico e o vencedor do The Voice, Sam Alves.

As bandeiras de luta da Central são: Política de Valorização do Salário Mínimo; correção da Tabela do IR; pagamento das perdas do FGTS; jornada de 40 horas semanais; política de valorização dos aposentados; igualdade de oportunidades entre homens e mulheres; regulamentação da Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que trata da negociação coletiva dos servidores públicos; ratificação da Convenção 158 da OIT (demissão imotivada); juros menores e Trabalho Decente.