Parceria com Ambev e sócios rendem faturamento essencial ao Santos

O Movimento, que completa um ano neste mês de janeiro, conta com nove empresas envolvidas e aproximadamente mil pontos de vendas nos supermercados do país

5 FEV 2014 • POR • 23h40

Apesar de não ter uma boa média de público nas partidas em Vila Belmiro e ter apenas a quarta torcida entre os grandes do Estado, o Santos é o clube paulista com o maior número de sócios torcedores e o quarto no Brasil com 54.040 adimplentes, cerca de 12 mil a mais que o Corinthians. Apenas Inter (111.976), Grêmio (74.630) e Flamengo (59.828) estão à frente do Peixe.

“Estamos em uma curva de crescimento desde 2011, quando tínhamos 41 mil sócios ativos”, disse Maria Fernanda Leal, responsável pelo Sócio Rei.

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Além de todo o trabalho de marketing do clube, o aumento considerável no quadro de associados também é reflexo do Movimento Futebol Melhor, projetado pela Ambev em parceria com os clubes.

O Movimento, que completa um ano neste mês de janeiro, conta com nove empresas envolvidas e aproximadamente mil pontos de vendas em mais de 50 redes de supermercados do país. O sócio torcedor, independente do clube, precisa apenas se cadastrar no site www.futebolmelhor.com.br e usar seu CPF para usufruir dos benefícios e descontos nos produtos. 670 mil pessoas já se favorecem dos benefícios.

“A gente quer o torcedor mais ligado ao clube do que ao time. O único benefício era o estádio. Então, eu tenho que criar algum benefício que vá além do estádio. (O programa) É um sucesso, mas a gente quer mais. Queremos fomentar mais que vale a pena ser sócio”, explicou Fernando Porto, gerente regional de marketing esportivo da Ambev.

“Não conseguiríamos ter todas essas parcerias sozinhos e exclui a obrigação do torcedor frequentar o estádio. Fundamental hoje, para nós foi super importante. A gente conta com isso, planeja isso. Uma parceria que não deve terminar, deve crescer. Parceria sólida que veio para ficar”, decretou Maria Fernanda.

A Ambev também acredita que o Movimento ainda tem muito a crescer e que essas parcerias podem revolucionar o futebol brasileiro, talvez, tornando-se a principal fonte de renda dos clubes no futuro. Para isso, usa-se até a rivalidade entre os torcedores.

“O que está faltando para o Santos obter o maior número de sócios? Eu nunca perco dinheiro e estou ajudando meu clube”, exemplificou Fernando Porto, colocando-se no papel de um torcedor. “A gente pariu um bebê e estamos ensinando ele a andar. Queremos que ele corra. Nós queremos ter o maior campeonato do mundo”, acrescentou.

Além de não ter despesa e ter um aumento de verba em função das mensalidades que são pagas pelos associados, os clubes também recebem um retorno de outra forma. A cada cerveja Brahma Lata vendida, 1 centavo vai para os clubes. A divisão na hora de repassar o dinheiro é feita proporcionalmente de acordo com o número de torcedores que seguem o Facebook oficial da Brahma.

“Esses valores são exclusivos para obras físicas, reformas. Nós usamos para o vestiário (da Vila Belmiro), que era o mesmo desde a época do Pelé”, lembrou Maria Fernanda.

Hoje, o Santos tem quatro planos diferentes para os sócios. Quanto mais caro, mais vantagem. Os planos vão de R$ 79,90 a R$ 1.200 de anuidade e podem ser parcelados em 12 vezes, além de todo ingresso ter 50% de desconto, independente do plano.

Dia 17 de fevereiro, a Ambev confirmou um evento em São Paulo para celebrar o primeiro ano do Movimento Futebol Melhor e já adiantou que anunciará novas parcerias e novidades para os beneficiários.