Paulo Alexandre Barbosa garante que primeira fase do VLT será entregue em julho

As obras na avenida Francisco Glicério, entre os canais 1 e 3, foram suspensas por 90 dias devido à negociação com o Ministério Público sobre o traçado neste trecho

23 DEZ 2013 • POR • 11h27

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, e o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, realizaram mais uma visita às obras do Veiculo Leve sobre Trilhos (VLT) na manhã de hoje (23). Mesmo com o impasse entre a EMTU e o Ministério Público, que paralisou os serviços no trecho da Avenida Francisco Glicério, eles garantem que o cronograma está mantido é a primeira fase será entregue em junho de 2014.

As obras na avenida Francisco Glicério entre os canais 1 e 3 foram suspensas por 90 dias devido à negociação com o Ministério Público sobre o traçado neste trecho.

O MP exigia um estudo mais aprofundado que justificasse o traçado das obras sobre o canteiro central da via, e não sobre a antiga linha férrea, na lateral. Os trabalhos foram reiniciados no dia 5 de dezembro.

"Não houve nenhuma modificação (no cronograma), porque o tempo que nós tivemos que ficar com as obras aqui paralisadas, nós aceleramos muito mais as outras partes, e agora vamos retomar aqui com ritmo também. Nós continuamos apontando os primeiros testes do VLT para julho do ano que vem", explicou Jurandir Fernandes.

Leia Também

Vereador Hugo Duppre pode ser investigado pelo Ministério Público

Tradicional caixinha de Natal perde força na Região

Estradas devem ter lentidão até as 14h

Senac forma 45 jovens

Reforço de 3,2 mil policiais na Região

Obras

A primeira etapa do VLT prevê a ligação entre Barreiros (em São Vicente) e a Conselheiro Nébias (Santos), com estimativa de transportar por dia 70 mil passageiros. A obra realizada pelo Consórcio Expresso VLT Baixada Santista (Queiroz Galvão e Trail) atingiu cerca de 40% do total e conta agora com 300 operários em cinco frentes de trabalho.

Em Santos, serão cinco terminais de embarque e desembarque. O primeiro deles, em construção, será próximo à Gruta Nossa Senhora de Lourdes e os outros localizados junto às avenidas Pinheiro Machado (canal 1), Bernardino de Campos (canal 2), Ana Costa e Washington Luís (canal 3).

Principais vantagens do VLT no canteiro central

Transporte mais rápido e não poluente
Reurbanização da avenida Francisco Glicério
Área de 4 mil m² do Mendes Convention Center incorporada à via pública
Ampliação da largura das pistas (de 7 para 9 metros), calçadas (3,37m para 3,50m) e ciclovia (de 2m para 2,50m)
Diminuição do estágio semafórico: aumento do tempo verde e redução do vermelho e amarelo
Maior fluidez no trânsito de veículos, com a possibilidade de conversões durante a passagem do VLT.