X

Cotidiano

Vereador Hugo Duppre pode ser investigado pelo Ministério Público

O promotor Carlos Moraes Barbosa, da 12ª Promotoria de Justiça de Santos, abriu procedimento preparatório para abertura de inquérito civil contra o parlamentar

Carlos Ratton

Publicado em 22/12/2013 às 21:46

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A contratação do diretor-presidente do Hospital Santo Amaro (HSA) Urbano Bahamonde como assessor do vereador Hugo Duppre, publicada com exclusividade pelo DL em julho, ganha um novo capítulo. O promotor Carlos Moraes Barbosa, da 12ª Promotoria de Justiça de Santos, abriu procedimento preparatório para abertura de inquérito civil contra o parlamentar e o dirigente do hospital.

O caso, denunciado anonimamente após a nomeação do assessor ter sido publicada no Diário Oficial de Santos, ganhou ampla repercussão. Bahamonde estava lotado na Câmara de Santos desde o início do ano, mas a Reportagem apurou que ninguém o conhecia no gabinete. Na ocasião, foi confirmado que no HSA, Bahamonde trabalhava segunda, quarta e sexta-feira no período da tarde e, terças e quintas-feiras, em período integral. Na Câmara, são oito horas diárias de trabalho com duas de almoço, portanto, jornadas incompatíveis.

Leia também:
Vereador Hugo Duppre defende assessor de peso
Contratação de assessor de Hugo Duppre será levada ao MP
Assessor de Duppre deixa cargo na Câmara

Duppre garantia, na época, que como se tratava de cargo em comissão, Bahamonde poderia ser desligado caso o gabinete entendesse que sua produtividade ou o fato de acumular a função de direção no HSA pudesse comprometer o trabalho parlamentar.

Por seu lado, Bahamonde havia declarado à imprensa que sua atuação no hospital seria política; que seriam os diretores, e não ele, que tocavam a unidade; que não recebia salário e que, por não ter vínculo empregatício, seria dispensado de cumprir expediente. Oito dias após a denúncia, Bahamonde pediu exoneração do cargo na Câmara.

Vereador nomeou diretor de hospital como assessor no início do ano (Foto: Arquivo/DL)

Também na ocasião das denúncias, em nota encaminhada pela Assessoria de Imprensa, o presidente da Câmara, Sadao Nakai (do partido de Duppre), minimizou o imbróglio enfatizando que o controle da frequência dos assessores era competência dos vereadores.

A Prefeitura de Guarujá, também pela assessoria, informou que o presidente do HSA atuava voluntariamente, não tendo obrigatoriedade de cumprir horário de expediente comercial, diferentemente dos funcionários e diretores da instituição. A Associação Santamarense de Beneficência, responsável pelo hospital, não se manifestou sobre a questão.

Duppre e Bahamonde

O DL voltou a contatar Duppre e Bahamonde, para que ambos se manifestassem sobre a possível abertura de inquérito civil. A assessoria de Duppre informou que inexistindo denúncia formal por parte do Ministério Público, não há mais nada o que se comentar até o presente momento e que o vereador sempre esteve à disposição para colaborar com a Justiça.

Por telefone, Bahamonde, disse que foi notificado e que enviou ao MP todos os documentos e informações sobre a situação, que ele considera como uma acusação infundada. “Não houve infração alguma. Acredito que tudo será arquivado”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

Praia Grande

Entenda o caso do adolescente que morreu após agressões em escola de PG

Ainda não se sabe se as agressões têm alguma relação com a morte

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter