Reforço policial começa a chegar nesta quinta-feira em Bertioga

Serão 87 policiais militares, que se juntarão a outros 145 que estarão na Cidade logo após o Natal, quando começa oficialmente a Operação Verão

18 DEZ 2013 • POR • 17h50

Bertioga começa a receber o reforço policial para a Operação Verão, nesta quinta-feira (19), com a chegada de 87 policiais militares. A notícia foi dada pelo secretário municipal de Segurança e Cidadania, Eduardo Silveira Bello, na tarde de segunda-feira (16), ao prefeito Mauro Orlandini, que está acompanhando de perto os preparativos para a operação.

Segundo o secretário, os outros 145 PMs estarão na Cidade no dia 26, logo após o Natal, quando começa oficialmente a Operação Verão. Também reforçarão o policiamento, 25 bombeiros do Salvamar; 15 bombeiros de Combate a Incêndio e cerca de 10 policiais rodoviários.  Já o número de policiais civis será confirmado. O reforço virá da Capital e do Interior Paulista.   

Leia Também

Preços dos produtos de Natal variam mais de 80%

Operação Verão começa amanhã

Terceira etapa do plano Metropolitano de Desenvolvimento Estratégico é apresentada

Bertioga discute diagnóstico sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico

Inscrições abertas para estagiários em Bertioga

O prefeito Mauro Orlandini disse ter sido informado, de forma não oficial, que de 30 a 40% dos turistas que virão a Baixada Santista ficarão em Bertioga. “É uma responsabilidade muito grande, por isso, precisamos preparar a Cidade e cuidar para que a segurança seja reforçada”, disse.

O contingente do reforço policial permanecerá na Cidade até o término do Carnaval. Eles ficarão hospedados nas instalações do prédio público municipal da antiga Prodesan, no Jardim Indaiá.

De acordo com o diretor da Defesa Civil (DC), Plínio Aguiar, e um dos coordenadores da Operação Verão, serão investidos aproximadamente R$ 700 mil reais na operação. “Nessa época do ano, o Município tem aumento significativo da população flutuante e circulante, por isso, temos que estar preparados”, disse.   

Helicóptero Águia

O secretário lembrou que Bertioga vai contar com dois pontos de pouso do helicóptero Águia, da Polícia Militar. “A ação prossegue até o Carnaval, durante a Operação Praia Segura, do GBMar. Um dos pontos de apoio para pouso do helicóptero ficará no Paço Municipal e outro no Posto da Polícia Rodoviária, em Boracéia”, afirmou. 

O Águia ficará pousado por períodos de três a quatro horas nesses locais, como pontos de apoio. Atualmente, sua base fica no município de Guarujá. Com essa medida, vai existir maior autonomia para a aeronave durante os patrulhamentos.  “Vamos trabalhar para garantir uma infraestrutura definitiva para uso da corporação no futuro. Mas já é um grande avanço para a segurança em nossas praias”, concluiu o secretário.

GCM

Outros 12 guarda-vidas temporários serão oferecidos pela Prefeitura de Bertioga, ampliando as ações dessa instituição. Também a Guarda Civil Municipal (GCM) estará atuando com reforço de pessoal, pois, além dos 92 membros efetivos, a corporação contará com reforço de 30 GCMs temporários.

A GCM contará ainda com a ampliação no número de viaturas, além de desenvolver o monitoramento por meio de motocicletas e bikes, colaborando com a segurança oferecida na orla, equipamentos públicos, vias, entre outros locais.

PPDC

A Operação Verão 2012/2013 em Bertioga também estará focada atentamente para o aumento de fortes chuvas, que nessa época do ano acontece com certa frequência, por períodos curtos, porém, com grande volume, fato que pode proporcionar transtornos às comunidades.

Pensando nisso, a Defesa Civil do Município, composta por 13 integrantes diretos, já se estruturou participando de cursos de capacitação, para realização do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) para prestar os mais diversos serviços à população, com uma equipe atuante, devidamente treinada e habilitada para socorrer as comunidades em situações adversas, sejam elas provocadas pelo homem ou em decorrência de eventos naturais.

A instituição conta com equipamentos como, duas embarcações (pequeno e médio porte), gerador de energia, pluviômetro digital (equipamento para medir o volume de chuvas), motosserras, gancho para remover árvores, guincho com capacidade para remover 2,3 toneladas, duas viaturas adequadas à prestação de socorro, além de outros equipamentos.