Faixa exclusiva de ônibus de Cubatão faz um ano

Desde a implantação do corredor, o fluxo de trânsito na Avenida 9 de Abril, no horário de pico da tarde, se normaliza em poucos minutos de funcionamento da faixa exclusiva

17 DEZ 2013 • POR • 10h32

A Faixa Exclusiva para Ônibus na Avenida 9 de Abril completa nesta terça-feira, dia 17, um ano de funcionamento. A avaliação feita pela Companhia Municipal de Trânsito de Cubatão (CMT) é que a ação superou os objetivos traçados inicialmente.

Desde a implantação do corredor, o fluxo de trânsito na Avenida 9 de Abril, no horário de pico da tarde, se normaliza em poucos minutos de funcionamento da faixa exclusiva. “Antes, até as 18h30 tínhamos trânsito lento no local. Acreditávamos que, com a implantação da faixa exclusiva, o trânsito lento ficaria em uma hora, caindo pela metade, mas os resultados foram maiores que o esperado. Atualmente, quando há problemas no fluxo, não ultrapassa 20 minutos”, explica o superintendente da CMT, Marco Fernando da Cruz. Pela manhã, não se encontram mais pontos de lentidão na avenida, segundo Cruz.

Leia Também

Câmara de Cubatão pode votar reforma

Operação Verão: Seis cidades confirmam 1.560 policiais militares

UPA do Parque São Luiz é inaugurada e celebra ano de realizações na saúde

Estrada Velha será aberta para a população neste domingo

R$ 1,2 milhão para o desassoreamento dos rios de Cubatão

Na avaliação feita na CMT, foi constatado que em 261 ocasiões houve a necessidade da remoção de veículo através do guincho. “Os agentes de trânsito orientaram os motoristas e conseguimos atingir os objetivos neste período, com a ajuda dos próprios motoristas, que colaboraram com o funcionamento do corredor. Mas, ainda assim, é necessária a remoção, que tem uma média de menos de um veículo por dia”, afirma o superintendente.

Antes do início do corredor, houve um trabalho de divulgação intenso, com faixas ao longo da Avenida 9 de Abril, distribuição de panfletos e matérias na imprensa.
Cruz salienta que a colaboração dos motoristas é fundamental para que o corredor continue funcionando. “Quem estaciona o veículo no horário de funcionamento da faixa exclusiva acaba atrapalhando todo o fluxo de trânsito. A consciência do motorista é importante para que todos possam chegar mais cedo em casa depois do dia de trabalho”.

Melhorias

Para o superintendente da CMT, Marco Cruz, esta ação vem complementar outros trabalhos que foram implantados na região. “Além da instalação de semáforos inteligentes, a nova entrada para a região, do Jardim Costa e Silva, pela Rua Teodoro Soares Fernandes, está diminuindo o tempo de trânsito lento na Av. 9 de Abril nos horários de pico. A implantação de uma faixa exclusiva para ônibus é mais um complemento”.

Funcionamento

A faixa exclusiva na Av. 9 de Abril funciona de segunda à sexta-feira, em dois horários: de manhã, no sentido indústria, no trecho entre o Parque Anilinas e a ponte do Rio Cubatão, entre 6 e 9h; e entre 16 e 19h, no sentido bairro, entre a ponte do Rio Cubatão e a Rua Ceará.