Possível escalação irregular de André Santos pode rebaixar Flamengo

A Portuguesa não é o único clube que corre risco de ter o que foi decidido em campo mudado após o Campeonato Brasileiro

11 DEZ 2013 • POR • 17h59

A Portuguesa não é o único clube que corre risco de ter o que foi decidido em campo mudado após o Campeonato Brasileiro. A escalação de André Santos no empate com o Cruzeiro, na última rodada, pode ser irregular porque o lateral foi suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na sexta-feira e o possível erro custaria quatro pontos ao clube.

A possibilidade de rebaixamento existe caso o Rubro-negro realmente perca quatro pontos e o Vasco triunfe em sua tentativa de somar os três pontos conquistados pelo Atlético-PR no domingo, em jogo que prosseguiu mesmo após parada de mais de uma hora por conta de pancadaria entre torcedores.

Leia Também

Jogo com Católica fez Rogério Ceni repensar, diz Muricy

Confiante, Atlético-MG desembarca no Marrocos para disputar Mundial

Odebrecht muda cronograma no Itaquerão para cumprir prazo da Fifa

CBF vai reduzir estaduais em 2014 e limitar jogos por mês em 2015

William é anunciado como novo diretor de futebol do Bahia

Se as duas possibilidades forem confirmadas, o Flamengo ficaria com 45 pontos, enquanto o Vasco atingiria 47. A decisão sobre a punição à Portuguesa, que beneficiaria o Fluminense, não influencia no que ocorreria com a equipe da Gávea.

O problema com André Santos é que o lateral foi expulso na final da Copa do Brasil e acabou ficando fora do jogo seguinte, mas pelo Brasileiro, contra o Vitória, antes mesmo do parecer do STJD sobre o seu cartão vermelho. O julgamento de sexta-feira o suspendeu, e, mesmo assim, ele foi escalado no sábado.

A punição prevista nesses casos é de três pontos mais os pontos que foram conquistados na partida – como houve empate, o prejuízo seria de quatro pontos. O STJD, contudo, ainda não fez denúncia em relação ao Flamengo, que assegura ter garantias jurídicas em relação à escalação de André Santos.