Cineasta fará documentário sobre bastidores da Encenação 2014 em São Vicente

A chilena Cláudia Fernandez acompanhou, durante um mês, os ensaios e recolheu material com atores da comunidade

10 DEZ 2013 • POR • 17h29

O que leva uma pessoa a deixar de lado horas de lazer com a família, para se dedicar, de forma voluntária, a um trabalho teatral como o proposto pelo espetáculo da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente? Em busca da resposta, a cineasta chilena Cláudia Matus Fernandez acompanhou, durante um mês, os ensaios e os bastidores da montagem daquele que é considerado o maior espetáculo teatral em areia de praia no mundo.

O material colhido em muitas horas de gravações, incluindo entrevistas com atores da comunidade, dirigentes e produtores da Encenação, dará origem a um documentário, que poderá ser complementado em janeiro, durante as cinco noites de apresentações na Praia do Gonzaguinha.

Leia Também

Atendimento médico à distância na Baixada

Litoral de São Paulo tem 5 casos de dengue por hora

Baixada Santista terá rede inédita de atendimento médico à distância

Prefeitura de São Vicente rompe contrato com Termaq

Governos da Região apresentam projetos do PAC da mobilidade

Ver de perto

Formada em Cinema pela Universidad de Chile, Cláudia vive em Santiago e está sempre atenta às oportunidades. Recentemente concluiu pós-graduação na área à qual vem se dedicando, pela Université Paris Diderot.

"Estava na Espanha fazendo um curso de Marionetes (Teatro de Sombras), quando conheci a produtora cultural Márcia Alves, de São Vicente. Nas nossas conversas, comentou sobre a grandeza da Encenação e decidi vir ao Brasil ver isso de perto", explica a chilena, que aproveitou a permanência na Cidade para realizar um curso de Teatro de Bonecos com a própria Márcia, aprimorando seus conhecimentos na área.

Experiência

Cláudia Fernandez veio à São Vicente de forma independente, portanto sem qualquer patrocínio. Na Cidade, pelo interesse demonstrado, teve apoio logístico da equipe da Secretaria da Cultura. "O carinho das pessoas foi o que mais me impressionou. Tive a oportunidade de conhecer de perto como vivem os brasileiros, visitando a casa de alguns dos participantes da Encenação".

Mas, o que mais chamou a atenção de Cláudia foi a disposição das pessoas em função do espetáculo que conta a origem da Cidade. "Queria conhecer o que há por detrás do entusiasmo das pessoas; encontrei alegria e prazer em resgastar a própria identidade enquanto cidadãos, entendendo suas origens, homenageando São Vicente", concluiu.