X

Cotidiano

Baixada Santista terá rede inédita de atendimento médico à distância

Projeto de telemedicina vai ajudar a esclarecer diagnósticos e monitorar pacientes internados em unidades de saúde de pequeno porte

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 09/12/2013 às 13:34

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo vai implantar uma rede inédita no país de atendimento médico à distância que irá auxiliar no esclarecimento de diagnósticos e no monitoramento de pacientes internados em unidades de saúde de pequeno porte, a exemplo de prontos-socorros municipais e unidades de pronto-atendimento.

O serviço de teleomedicina, que será implantado inicialmente nos nove municípios da Baixada Santista, foi anunciado nesta segunda-feira, 9 de dezembro, na capital paulista, durante encontro do secretário de Estado da Saúde, David Uip, com prefeitos e secretários de Saúde da região.

Com investimento de R$ 1 milhão, destinado para a compra de equipamentos e infraestrutura das salas de videoconferência, o serviço funcionará 24 horas por dia e contará com o auxílio de mais de 100 médicos da Central da Regulação da Oferta de Serviços de Saúde (Cross), da Secretaria.

Pela rede a ser formada por 32 pontos de videoconferência na Baixada, os médicos que atuam em unidades afastadas dos grandes centros urbanos poderão entrar em contato com os profissionais da Cross para solicitar um suporte médico, em tempo real, no diagnóstico e conduta de atendimento oferecidos aos pacientes, antes mesmo de se iniciar o processo de transferência inter-hospitalar.

O serviço de teleomedicina, que será implantado inicialmente nos nove municípios da Baixada Santista (Foto: Divulgação)

Somente após a avaliação dos casos e conclusão dos quadros de saúde é que será definida a necessidade, ou não, da transferência dos pacientespara hospitais de referência.

O objetivo do serviço é otimizar a assistência hospitalar e evitar complicações nos quadros clínicos dos pacientes, além de evitar transferências desnecessárias, de pessoas com casos mais simples e que podem ser resolvidos na própria unidade de origem..

“O Estado de São Paulo mais uma vez demonstra o seu pioneirismo na implementação de serviços que utilizam a tecnologia em prol de melhorias na saúde pública. Trata-se de um projeto ousado e inovador, que traz maior racionalidade aos processos de regulação de vagas no SUS”, diz David Uip, Secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

A previsão é de que o novo serviço esteja à disposição dos municípios da Baixada até março de 2014.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter