Falta d’água: Prefeitura de Bertioga cobra soluções da Sabesp

Mauro Orlandini esteve reunido nesta sexta-feira (04), com o diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Luiz Paulo de Almeida Neto.

4 JAN 2013 • POR • 19h10

O prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, foi recebido na sede da Sabesp, em São Paulo, para discutir sobre os transtornos causados pela falta d’água que assola o Município desde os últimos dias de 2012.

Na reunião, que contou com a presença do diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Luiz Paulo de Almeida Neto, entre outros técnicos, o prefeito pediu explicações sobre os motivos da falta de água, relatando as diversas críticas que munícipes e veranistas estão fazendo sobre o fornecimento. Orlandini também cobrou uma posição definitiva sobre as causas e as soluções programadas pela empresa para amenizar os transtornos.

Leia Também

Interdições na Rodovia dos Tamoios são interrompidas

Rodovias paulistas ainda têm trânsito lento na volta do feriado

Indústria gera 250 empregos na Baixada em agosto

Baixa umidade relativa do ar permanece

Mercado imobiliário da Baixada Santista

A falta de água em período de grande presença de visitantes acaba denegrindo a imagem da cidade junto aos turistas e traz enorme prejuízo ao comércio, ao setor hoteleiro entre outros.

Buscando tranquilizar o prefeito, o diretor da Sabesp reconheceu o problema e anunciou uma série de medidas que visam normalizar o abastecimento até o carnaval. Bertioga foi uma das cidades com o maior número de reclamações no Callcenter da empresa, fato que fez a diretoria ter um foco especial para a Cidade nos últimos dias.

Na visão dos técnicos, os problemas foram causados por uma demanda atípica – apenas no Sistema Anchieta-Imigrantes desceram mais de 600 mil veículos, sendo que 150 mil permaneceram no litoral; as constantes quedas de energia; e atrasos em serviços que necessitam de licitação. Além disso, as fortes chuvas, após um longo período de estiagem, também é um fator negativo, devido às características da captação da água na região, que é feita em áreas de serra.

Quantos as soluções, a Sabesp programa a ampliação da rede, com a implantação de uma adutora que terá capacidade para mais 30 litros de água por segundo; implantar geradores buscando solucionar o problema das quedas de energia; e baixar o tempo de reparo em vazamentos para concentrar mais água na rede. A empresa pretende realizar essas ações antes do carnaval.

Novos Investimentos

Durante a reunião, o prefeito Orlandini recebeu de primeira mão a notícia de novos investimentos programados pela Sabesp na Cidade. Quanto ao abastecimento, cinco novos reservatórios serão construídos em bairros como Centro, São Lourenço, Vista Linda, Indaiá e Boracéia, com previsão de funcionamento já para a próxima temporada de verão.

Na parte de saneamento, até 2014, mais de R$ 85 milhões serão investidos no Município, sendo que, pelo programa Onda Limpa, outros R$ 210 milhões serão aplicados até 2018.

“Sabemos do compromisso da Sabesp com Bertioga e acompanharemos de perto todas as ações que a empresa vem fazendo para solucionar o problema do abastecimento. Quero que Bertioga seja uma prioridade para a empresa, para que nossos moradores e visitantes não sofram mais com a falta de água. Os técnicos da Prefeitura estão à disposição da Sabesp, auxiliando no que for preciso”, ressaltou Orlandini.