Prefeitura faz reparos em cemitério em Cubatão

O local recebeu críticas durante a última sessão da Câmara; líquido escuro saía pelas paredes de jazigos

2 NOV 2013 • POR • 02h01

Hoje é Dia de Finados. Dia em que os familiares irão visitar os entes queridos que já não estão entre nós. O mínimo que essas famílias esperam é encontrar os locais de última morada destes parentes em boas condições.

Após a reclamação do vereador Severino Tarcício (PSD), o Dóda, durante a sessão da Câmara de Cubatão, na última terça-feira, dia 29, e também para atender a demanda que o feriado de Finados pede, a Prefeitura de Cubatão começou a fazer reparos no Cemitério Municipal: pintura geral de muros, de guias, de capela e de velórios, mais limpeza geral interna e manutenção dos jardins externos. As informações são do responsável pela Secretaria de Manutenção Urbana e Serviços Públicos, Pedro Hildebrando. Os serviços são providenciados em parceria com a Companhia de Urbanização e Saneamento de Cubatão (Cursan).

Leia Também

Cubatão recepciona profissionais do programa Mais Médicos

Cubatão lança plano preventivo para defender população das chuvas torrenciais de verão

Ouvidoria Municipal de Cubatão disponibiliza sistema online para atender os munícipes

Novo Anilinas completa dois anos cheio de atividades e novidades

Aposentados podem requerer desconto no IPTU

A denúncia do vereador – apoiada pelos companheiros do Legislativo - foi publicada na edição da última quarta-feira. Dóda mostrou fotos aos vereadores e populares que acompanhavam a sessão com ossadas jogadas em valetas do local e um líquido escuro escorrendo pelas paredes dos jazigos. “É uma falta de vergonha, puro descaso. Eu fui ao local e o cheiro é insuportável. A Prefeitura está pintando a guia para o feriado de Finados, mas nas rachaduras dos jazigos ninguém faz nada”, reclama o vereador.

A reportagem do Diário do Litoral esteve no cemitério no mesmo dia e constatou o vazamento no jazigo 19 e o mau cheiro no local. Já na última quinta-feira, a reportagem encontrou funcionários da Prefeitura refazendo a parede do jazigo de onde saía o líquido escuro e também reparos em diversos pontos do cemitério.

O Cemitério Municipal permanece aberto das 7 às 17h30. Segundo informações da própria secretaria do equipamento, o setor manterá expediente durante todo o período para informar a respeito da localização de campas e de gavetas desde que se forneça o nome inteiro de quem foi sepultado no local.

Missas e culto

Hoje, três missas serão celebradas no local: às 8, às 10 e às 17 horas, sempre na capela local. Serão ministradas respectivamente pelos seguintes padres: Carlos de Miranda; Eniroque Ballerini e Antonio Luz. Também está programado um culto evangélico no interior do Cemitério que deve começar às 14 horas.

Trânsito

Durante o feriado de Finados, a Companhia Municipal de Trânsito de Cubatão (CMT) implantará esquema especial de trânsito na região do Sítio do Cafezal, onde fica o Cemitério Municipal. Desde as primeiras horas do dia, agentes da Companhia orientarão os motoristas no local. Contudo, a CMT recomenda às pessoas que evitem ir de automóvel para o Cemitério, já que as vagas para estacionamento no local são limitadas. As linhas 2, 3, 4, 7, 9 e 13 do Transporte Coletivo atendem a região, além da linha 6 (Vila dos Pescadores) do Transporte Alternativo.