Reunião entre Petrobras e petroleiros termina sem acordo

A pauta de reivindicações dos trabalhadores propõe reajuste real de 5%, além de recomposição da inflação. Os sindicalistas reclamam que a estatal não ofereceu melhorias nas condições de trabalho

21 OUT 2013 • POR • 15h01

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) rejeitou a contraproposta de reajuste salarial feita nesta segunda-feira, 21, pela Petrobras. Sindicalistas e representantes da estatal se reuniram às 11h desta segunda-feira para tentar chegar a uma solução para o impasse. Com a decisão, os petroleiros continuam em greve.

A pauta de reivindicações dos trabalhadores propõe reajuste real de 5%, além de recomposição da inflação. A Petrobras ofereceu reajuste real entre 1,41% e 1,80%. Além disso, os sindicalistas reclamam que a estatal não ofereceu melhorias nas condições de trabalho.

Leia Também

Petroleiros tentam barrar leilão no RJ

STF mantém prazo de 10 anos para revisão de aposentadoria

Greve de petroleiros oscila entre 90% e 100% de adesão

FUP diz que greve de petroleiros oscila entre 90% e 100%

Greve atinge todas as refinarias do País

"É inadmissível a Petrobras apresentar uma proposta incompleta com a categoria em greve em todo o País", divulgou a FUP, em nota. Segundo a Federação, a estatal propôs nova reunião amanhã para dar continuidade às negociações. A Petrobras não se posicionou sobre o resultado da reunião.

A paralisação, de acordo com a FUP, atinge 42 plataformas na Bacia de Campos, além de refinarias e centros de distribuição em 16 Estados. Segundo o secretário de Comunicação da FUP, Francisco José de Oliveira, os sindicalistas devem intensificar a greve após a rejeição da última proposta de acordo.

Os sindicalistas participam agora do protesto contra o leilão da área de Libra, a primeira do pré-sal a ser leiloada em regime de partilha. O leilão ocorre às 14h desta segunda-feira no Hotel Windsor Barra, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Desde a manhã, o local tem sido palco de confrontos entre manifestantes, Exército e Força Nacional.