Oposição da Síria adia reunião para discutir Genebra II

"Não fazia muito sentido que nosso comitê político se encontrasse sem a presença do comitê presidencial" liderado pelo chefe da Coalizão Ahmad Jarba, afirmou Nashar

21 OUT 2013 • POR • 13h01

 A Coalizão Nacional Síria adiou uma reunião interna para o começo de novembro, quando deverá discutir e tentar chegar a uma posição comum da oposição sobre a participação na conferência de paz internacional conhecida como Genebra II.

"Nossos encontros do comitê político e da assembleia geral em Istambul foram adiados para até o início de novembro", disse o membro da Coalizão Nacional Samir Nashar. O encontro do grupo estava inicialmente marcado para esta semana, contudo o grupo de países conhecido como Amigos da Síria, que apoiam a revolta contra o presidente Bashar Assad, agendou uma conferência para esta terça-feira em Londres e levou ao adiamento da reunião do grupo.

Leia Também

SIP aponta maior violência contra jornalistas em 10 anos

França exige explicações sobre espionagem dos EUA

Atentado com caminhão-bomba mata 31 pessoas na Síria

EUA: após crise fiscal, Washington precisa mudar, diz Obama

Número de feridos em acidente com trem na Argentina sobe para 79

"Não fazia muito sentido que nosso comitê político se encontrasse sem a presença do comitê presidencial" liderado pelo chefe da Coalizão Ahmad Jarba, afirmou Nashar.

Jarba deve participar do encontro em Londres, durante o qual os Amigos da Síria visam chegar a um acordo sobre a estrutura das conversas de Genebra II.

A Coalizão está profundamente dividida sobre Genebra II. Um dos principais blocos da oposição, o Conselho Nacional Sírio se recusa a iniciar qualquer conversa com o regime a não ser que o presidente Bashar Assad renuncie ao cargo.

Mas Nashar disse que há "pressão internacional" sobre uma possível mudança da posição do Conselho Nacional Sírio.