X

Cotidiano

França exige explicações sobre espionagem dos EUA

O ministro de Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, afirmou que convocou o embaixador dos EUA na França para pedir explicações sobre uma reportagem publicada no jornal Le Monde

Publicado em 21/10/2013 às 10:55

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A França convocou o embaixador dos EUA nesta segunda-feira para que a autoridade dê explicações sobre as novas alegações de espionagem contra os cidadãos franceses. A medida coloca as questões de vigilância e privacidade entre as prioridades da agenda no futuro encontro do secretário de Estado dos EUA, John Kerry, com oficiais europeus.

O ministro de Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, afirmou que convocou o embaixador dos EUA na França para pedir explicações sobre uma reportagem publicada no jornal Le Monde. A publicação trazia informações com base em supostos documentos fornecidos pelo ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês) Edward Snowden.

"Este tipo de prática contra parceiros é um ataque à privacidade, e é totalmente inaceitável", disse Fabius em um encontro da União Europeia em Luxemburgo. Os comentários do ministro foram feitos logo antes da chegada de Kerry em Paris, como parte de uma planejada viagem que também incluirá Londres e Roma.

De acordo com o Le Monde, a NSA coletou mais de 70 milhões de registros telefônicos na França, incluindo, gravações de conversas e mensagens de textos, entre os primeiros dias de dezembro de 2012 e o começo de janeiro de 2013.

A medida coloca as questões de vigilância e privacidade entre as prioridades da agenda no futuro encontro do secretário de Estado dos EUA, John Kerry, com oficiais europeus (Foto: Agência Brasil)

Uma porta-voz da embaixada dos EUA em Paris não quis comentar sobre a convocação ou sobre a reportagem.

Os governos europeus têm reagido com diferentes graus de indignação desde que Snowden divulgou documentos confidenciais que supostamente detalham o extenso alcance das operações de vigilância dos Estados Unidos. As informações fornecidas pelo delator foram publicadas em vários jornais ao redor do mundo.

A França se juntou a uma iniciativa conjunta dos governos da União Europeia para pedir que os EUA se expliquem depois de revelações iniciais de espionagem contra os governos e instituições europeias. As acusações deram nova vida às propostas de uma lei de privacidade em toda a Europa. Mas nos últimos meses, o furor e a indignação foram se atenuando.

Nesta segunda-feira, Fabius levantou a possibilidade de uma intensificação dos esforços. "Nós já havíamos sido alertados em junho e já havíamos reagido de maneira firme", afirmou. "Mas claramente nós precisamos ir ainda mais além". 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter