Boxe garante inclusão social para jovens de Peruíbe

Projeto oferece aulas gratuitas da modalidade no Ginásio Poliesportivo do Caraguava para crianças e jovens da cidade

18 OUT 2013 • POR • 16h22

Que a prática esportiva traz benefícios para a saúde, disso ninguém dúvida. Mas, além das vantagens para o corpo e a mente, a atividade física vem se consolidando cada vez mais como um instrumento de inclusão social, que contribui para resgatar a autoestima e incentivar a participação de jovens e crianças inseridos em comunidades carentes.

Com esse objetivo, a Prefeitura de Peruíbe, por meio do Departamento de Esportes, promove no Ginásio Poliesportivo do Caraguava, aulas gratuitas de boxe para crianças e jovens da Cidade.

Leia Também

Quociente eleitoral e desgaste marcam trocas partidárias

Região espera até 260 mil veículos para este feriado

Artesp fará cronograma para fretados na Imigrantes

Até 260 mil veículos devem descer a Serra para o feriado de 12 de outubro

Dia das Crianças não deve alavancar vendas na Região

Com um passado vitorioso nos ringues, o professor Cláudio Santana, 44, se dedica hoje às aulas com outro objetivo: tirar os jovens da rua através de um esporte praticado no Brasil há quase 100 anos. Lutador de boxe por 19 anos, Cláudio traz o conhecimento da modalidade para 20 alunos, que aprendem as regras e os principais golpes nos treinos realizados nos períodos da manhã e a noite.

O projeto foi idealizado, no primeiro momento, para atender o público infanto-juvenil, mas com o tempo passou a despertar o interesse de alguns adultos. “Alguns pais queriam apenas acompanhar o treino dos filhos, mas passaram a tomar gosto pelo esporte e pediram para participar das aulas. E isso contribuiu para valorizar ainda mais o projeto e garantiu interação entre pais e filhos”, conta o professor.

Esporte é saúde

A busca por uma melhor qualidade de vida também atrai cada dia mais adeptos ao esporte. A prática regular de uma atividade física atua na prevenção de doenças cardíacas, diabetes, obesidade e várias outras doenças. E não é necessário ter um tipo físico especifico e já ter histórico na prática de esportes para aprender boxe. Assim como qualquer modalidade esportiva basta ter orientação profissional e força de vontade para aprender os cinco principais golpes (demonstração anexo).

Inscrições

Para se inscrever nas aulas e obter mais informações, basta comparecer ao Departamento de Esportes, localizado na Rua José Veneza Monteiro, 555, bairro São João ou entrar em contato pelos telefones: 3455-2154 / 3455-7351. Os interessados também podem comparecer ao Ginásio Poliesportivo do Caraguava nos horários das aulas de segunda a sexta, das 10 às 12 horas, e de terça e quinta, das 16h30 às 19 horas. O ginásio fica localizado na Rua Marília, esquina com a Avenida Padre Vitalino Bernini, no bairro do Caraguava.