Obras de contenção e drenagem são concluídas em mais um morro de Santos

Mais um morro de Santos tem mais segurança e estabilidade para cerca de 250 famílias que moram no entorno

1 FEV 2024 • POR Da Reportagem • 19h13
Morro do Marapé recebeu serviços de contenção e drenagem próximos à Rua 2 e ao Hospital/Faculdade Veterinária (Hovelt Unimes) - Isabela Carrari/PMS

Após um período de intervenções, mais um morro de Santos tem mais segurança e estabilidade para cerca de 250 famílias que moram no entorno. O Morro do Marapé recebeu serviços de contenção e drenagem próximos à Rua 2 e ao Hospital/Faculdade Veterinária (Hovelt Unimes). 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Leia Também

Nova iluminação já beneficia 11 vias de corredores de ônibus nos morros e ZN de Santos

Santos terá duas unidades móveis do Bom Prato percorrendo a Zona Noroeste e morros

Em Santos, 1ª Festa Nordestina dos Morros reúne público de toda Região na Lagoa da Saudade

Além de beneficiar moradores e visitantes do morro, motoristas que utilizam diariamente a Avenida Prefeito Doutor Antônio Manoel de Carvalho, um dos únicos acessos ao local, também são contemplados com mais tranquilidade ao dirigir pelo trajeto. 

Todo o trabalho foi realizado a cargo da empreiteira Geox Geotecnia, vencedora da concorrência pública, e teve acompanhamento por profissionais da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Seserp) e da Defesa Civil, que fez um mapeamento das áreas de risco para prevenção de deslizamentos e promoção de mais segurança na encosta da área. 

SERVIÇOS

Em um prazo contratual de nove meses para realização da obra, foi executada a contenção de dois taludes (planos de terrenos) por meio da técnica de solo grampeado, que consistiu na instalação de 327 barras de aço envolvidas por uma calda de cimento (grampo ou chumbador), sendo posteriormente conectadas por uma tela metálica (geocomposto), abrangendo uma área de 932,17m2. Após avaliações técnicas, os drenos profundos foram instalados para garantir o escoamento da água do interior do talude.

Em seu entorno, foi colocada uma rede de drenagem para captação e encaminhamento do fluxo de água pluvial, que incluiu a execução de 340,08 metros de valeta trapezoidal (canaleta) e 148,62 metros de valeta retangular (escada hidráulica) - para esse último elemento, foram feitos oito furos de prospecção no trecho da encosta do morro, limpeza e escavação do terreno. 

INVESTIMENTO

As obras representam um investimento de R$ 3.097.018,97, dos quais R$ 304.906,25 são provenientes da Seserp e o restante oriundo de recursos da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado.