Conheça os carros que mais valorizaram e desvalorizaram em 2023
Nos últimos seis meses, Gol, Pálio e Uno foram os carros mais negociados devido a valorização
19 DEZ 2023 • POR Luana Fernandes • 11h50Começar o ano de carro novo é o objetivo de muitas pessoas, mas antes de vender seu veículo, é preciso saber se ele está na lista dos mais desvalorizados no ano. Essa informação é essencial tanto para saber o valor de mercado, quanto você poderá cobrar em uma venda futura, ou até mesmo para fazer uma compra mais assertiva.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Leia Também
Taxas de autorização de veículos sofrem ajuste a partir de janeiro de 2024, em Itanhaém
Guarujá realiza leilão de veículos e sucatas no próximo dia 13
Circulação de veículos de tração animal e montarias é proibida em Mongaguá
Segundo Ycaro Martins, CEO e sócio-fundador da Vaapty, o ideal para fazer a troca do automóvel é quando estiver abaixo de 100 mil quilômetros rodados e no máximo 15 mil quilômetros por ano, nos casos de carros de passeio: “O custo de manutenção desvaloriza muito um carro. O mercado define isso a partir do nível de risco que você tem que assumir. O que mais vende hoje em dia são carros completos, de R$40 a R$60 mil reais”, explica Ycaro.
Confira os 10 veículos que mais foram negociados nos últimos seis meses, segundos dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores):
Gol Palio Uno Onix Corolla Celta Fox Ka HB20 FiestaMais desvalorizados
Segundo a Vaapty, empresa responsável por fazer a negociação de carros seminovos, os carros mais desvalorizados, devido ao seu alto custo de manutenção, foram o Amarock, Jeep Compass e veículos importados acima de R$150 mil, como a Discovery da Land Rover.
Para quem quer começar o ano com um automóvel novo, ele também alerta: “carro a diesel, no geral, tem uma depreciação maior por causa do custo de manutenção e de seguro, que é muito alto. Quem compra é quem realmente gosta dessa modalidade, mas não são opções indicadas”, alerta.
Os carros mais desvalorizados no Brasil são os modelos importados, considerados carros de luxo, podendo chegar a uma variação de 40% de perda de valor nos dois primeiros anos. Enquanto isso, os menos desvalorizados são os carros populares fabricados no país.