Dia Internacional do Surf: São Vicente é celeiro de talentos para o Brasil e o mundo

Munícipio é referência da modalidade na Baixada Santista, oferecendo aulas gratuitas a todas as gerações, desde iniciantes a adultos

20 JUN 2022 • POR Da Reportagem • 15h45
Cidade é referência no quesito, oferecendo, através da Escolinha de Esportes Radicais da Prefeitura, ampla estrutura para lapidar novos talentos - Divulgação/PMSV

Nesta segunda-feira (20), é comemorado o 'Dia Internacional do Surf', modalidade a qual o Brasil é uma das grandes forças mundiais. E São Vicente faz jus ao título de primeira cidade deste País, sendo uma verdadeira potência nas ondas. Desde a década de 1970, o esporte toma conta das praias vicentinas. O Município já revelou grandes nomes para a modalidade, como Marcos Corrêa, Julia Santos e Lim Matheus, que hoje brilham nas ondas do Brasil e do mundo. Além de atletas que fizeram sucesso no passado. É o caso de Nino Matos, José Paulo e Mauricio Kuhne, conhecido como 'Orelha'.

A Cidade é referência no quesito, oferecendo, através da Escolinha de Esportes Radicais da Prefeitura, ampla estrutura para lapidar novos talentos. Um deles, por exemplo, é João Victor Santos, jovem de 16 anos que, recentemente, 'tirou uma folga' do surf para se aventurar como herói. O garoto notou um casal se afogando e conseguiu agir rapidamente antes que o pior acontecesse. 

Leia Também

Prefeitura de São Vicente lança Carta de Serviços ao Cidadão

Aluno da rede municipal de São Vicente coleciona medalhas no xadrez

Oficinas de Formação Cultural oferecem mais de 500 vagas, em São Vicente

Victor enfatiza que nada seria possível sem as técnicas aplicadas em aula. "Felizmente, consegui tomar uma decisão com agilidade e salvar o casal. Os recursos ensinados foram fundamentais. Caso contrário, eu não saberia como agir", explica o surfista, que afirmou ter passado por um dos episódios mais felizes de sua vida ao salvar o casal. "Espero que não aconteça novamente, claro, mas é algo que jamais esquecerei".

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A união é um dos grandes elementos que chamam atenção no surf. A modalidade é uma ferramenta que abraça todos os segmentos da sociedade, buscando, especialmente, pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

O subsecretário de Esportes, Wagner Paraguay, enaltece o trabalho dos profissionais do surf no Município. "Vivemos na primeira cidade do Brasil e precisamos fomentar esse esporte. Tudo isso é possível graças à turma de frente que temos, que é de excelência. Profissionais capacitados para trabalhar em qualquer lugar, e que nos ajudam a estimular essa modalidade tão importante, que cresce cada vez mais".

Atualmente, São Vicente conta com a unidade de esportes radicais, incluindo surf, localizada no Ilha Porchat Clube (Rua Alameda Paulo Gonçalves, 61). A escolinha atende alunos de todas as idades a partir dos sete anos, com níveis variados: iniciante, avançado e adulto. Se você quiser fazer parte, é simples. Basta realizar inscrição presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É necessário levar um documento com foto, comprovante de residência, uma foto 3x4 e atestado médico. 

Dia Internacional do Surf - A data é celebrada, tradicionalmente, no dia 20 de junho.

A comemoração foi criada em 2004 pela Surf Rider Foundation e pela Surfing Magazine em alusão ao solstício de verão do hemisfério norte.