Restaurado, carro fúnebre de Santos Dumont será destaque de exposição em Junho

Veículo, famoso por transportar o corpo do Pai da Aviação, que faleceu em Guarujá, passou por restauro em Santos e retorna à Cidade

19 MAI 2022 • POR • 17h35
Carro fúnebre volta ao Guarujá - Divulgação/PMG

O veículo que conduziu o corpo do Pai da Aviação, o brasileiro Alberto Santos Dumont, está de volta a Guarujá. O carro fúnebre, um Chevrolet Ramona preto fabricado em 1929, chegou à Cidade nesta quinta-feira (19), após passar por um amplo processo de restauração no município de Santos. A ação é uma parceria da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) em parceria com o Memorial Necrópole Ecumênica, que doou o serviço à Cidade.

O carro chegou ao terminal de passageiros City Plaza Ferry Boat´s Shopping, na Vila Ligya, no início da manhã. O local será palco de uma exposição gratuita, reunindo um acervo de peças ligadas a Santos Dumont, que terá início em junho e permanecerá até o final de julho. O encerramento da ação culminará com as datas de nascimento (dia 20 de julho de 1873) e de morte do aviador (dia 23 de julho de 1932).

Leia Também

Vereador vai cobrar carro fúnebre de Santos Dumont que não está em Guarujá

Carro fúnebre de Santos Dumont não está mais em Guarujá

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A proposta da Setur é que a exposição no Ferry Boat´s, também conte com a realização de palestras, além de abertura para visitação escolar. Nas próximas semanas, a Prefeitura receberá novos itens como fotos, documentos, entre outros objetos, que deverão compor a exposição.

De acordo com o secretário de Turismo de Guarujá, é com muita alegria que a Cidade recebe o carro de volta. “O retorno do veículo – agora devidamente restaurado – demonstra a importância que Alberto Santos Dumont tem para a história de nossa Guarujá, cidade em que ele faleceu”.

A Prefeitura enfatiza que a parceria com o Memorial não gerou custos à Municipalidade, de modo que o termo para o processo de restauro contemplou toda a mão de obra, e também recursos para a aquisição de materiais e peças. Tudo feito de forma bastante minuciosa com o intuito da recondução do automóvel às condições originais.

O secretário detalha ainda que a Prefeitura, inclusive, já manifestou formalmente o desejo de disponibilizar a guarda do veículo à Base Aérea de Santos, para exposição e demais ações nas dependências do futuro Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, e aguarda posicionamento do comando da Base.

Aviador brasileiro morreu em Guarujá em 1932

Alberto Santos Dumont era mineiro e morreu em Guarujá em 1932, ao cometer suicídio no Grand Hotel La Plage (hoje Shopping La Plage), na Praia de Pitangueiras, no dia 23 de julho. O corpo do aviador brasileiro foi conduzido no carro passando pela Avenida Puglisi, seguindo até a travessia de balsas entre Guarujá e Santos. De lá, o cortejo seguiu em direção a São Paulo, e depois para o Rio de Janeiro, onde foi sepultado.

Astrônomo amador, inventor, projetista, balonista e aviador, Santos Dumont construiu e voou nos primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina, inaugurando a era dos voos controlados a partir de 1901, feito que o tornou uma das pessoas mais famosas do mundo no início do século XX.

Também foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina, o 14-Bis. Voo este reconhecido pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI) e Aero Club de Paris, como o primeiro voo homologado de um veículo ‘’mais pesado que o ar’’ assistido, fotografado e filmado.