Cotidiano

Fundo Social de Solidariedade doa enxoval para bebê que nasceu dentro de carro

Samuel chegou ao mundo na manhã desta segunda-feira (16); parto foi realizado pela Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM)

18 MAI 2022 • POR Da Reportagem • 13h00
O parto foi realizado pela Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM) - Foto: Prefeitura de São Vicente

Na tarde desta terça-feira (17), Samuel e a mamãe Thais Cristina Santos receberam a visita da presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV), Thaynã Carneiro, na Maternidade Municipal.

A presidente do FSS-SV entregou para a moradora do bairro Parque São Vicente um kit enxoval com diversas roupinhas, fraldas, pomadas e itens de higiene. Além disso, a mamãe recebeu absorventes femininos frutos do projeto “Entre elas”. Thais ficou contente com o presente e agradeceu. “Muito obrigada. Toda a ajuda nesse momento é bem-vinda”.

Thaynã ressaltou a importância de apoiar as mulheres que acabaram de ganhar neném. “O pós-parto é um momento delicado. Acolher e oferecer esse suporte às mamães faz toda a diferença nesse momento”.

Os kits são montados a partir de doações e entregues para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Os interessados podem contribuir doando fraldas, roupinhas em bom estado, lenços umedecidos e demais itens para o Fundo Social, na Rua Benedito Calixto, 205, no Centro, das 9h às 17h. O telefone é o (13) 3467-9118.

A GCM realizou o parto
Às 11h30 da última segunda-feira (16), Thais Cristina Santos, de 36 anos, moradora do Parque das Bandeiras, na Área Continental, deu à luz seu primeiro filho. Ela e uma amiga estavam a caminho do Centro de São Vicente, quando Thais sentiu um incômodo na coluna. “Eu achei que fosse a posição do banco. Chegando na Ponte dos Barreiros, estava doendo muito. Foi quando falei: vou ganhar!”, contou Thais.

A amiga de Thais ligou o pisca-alerta do automóvel em que estavam e atravessou a Ponte buzinando. Do outro lado, estava uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Vicente, onde os agentes Marcela e Rocha faziam patrulhamento. Ao notarem o que estava acontecendo, se prontificaram a fazer a escolta da futura mamãe até a Maternidade Municipal.

As dores de Thais foram se intensificando e, ao perceberem que não daria tempo, encostaram o carro e iniciaram o socorro. Em questão de minutos o menino “apressadinho” estava nos braços da GCM Marcela. “Enrolei ele na minha farda. Posso falar que a primeira roupinha que ele usou foi o uniforme da GCM”, brincou Marcela. 

Um detalhe interessante é que o bebê nasceu empelicado (dentro da bolsa amniótica). “Ele nasceu dentro da bolsa e eu tive o privilégio de romper, além de ter auxiliado a chegada dele ao mundo”, contou a GCM Marcela, emocionada.

Leia Também

Em menos de 24h três homens são detidos pela GCM de Santos

Forte ventania causa transtornos nas cidades da Baixada Santista

Judoca de São Vicente conquista medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos

Mãe e bebê foram encaminhados à Maternidade Municipal e, durante o trajeto dentro da ambulância do SAMU, a agente da guarda confundiu o nome do recém-nascido. “O nome dele era Thales, mas a Marcela o chamou de Samuel e eu achei esse nome lindo. Resolvi mudar”, explicou a mais nova mamãe de São Vicente, Thais Cristina Santos. 

Samuel nasceu com 3,266 kg e 49 centímetros. Mãe e bebê seguem internados na Maternidade Municipal e passam bem.