AMEAÇA

Rússia alerta para risco de Terceira Guerra Mundial pela Ucrânia

'O perigo é grave, é real', disse o chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov

26 ABR 2022 • POR Joe Silva • 10h00
Destruição causada pelos ataques russos em Baryshivka, cidade localizada à 70 km ao norte de Kiev, na Ucrânia - André Liohn/Folhapress

Em pronunciamento feito nesta segunda-feira (25) o chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov alertou para o risco de uma Terceira Guerra Mundial após autoridades norte-americanas visitarem a Ucrânia prometendo mais armas ao país invadido. No encontro, os visitantes teriam afirmado que com o "equipamento adequado" é possível ganhar a luta.

Lavrov disse que "o perigo (de uma guerra mundial) é grave, é real, não pode ser subestimado".

Leia Também

Rússia pode encerrar guerra na Ucrânia no dia 9 de maio; entenda

Ucrânia faz 1º ataque em território russo, diz governo Putin; veja vídeos

Guerra na Ucrânia: Papa alerta para possível 3ª Guerra Mundial

Ainda em seu pronunciamento, o diplomata russo acusou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, de "fingir" negociar. "É um bom ator, mas se olhar com atenção e ler com cuidado o que ele diz, serão encontradas milhares de contradições", afirmou.

"A boa vontade tem limites, mas se não for recíproca, não contribui para o processo de negociações. Mas seguimos mantendo negociações com a equipe enviada por Zelensky", complementou Lavrov.

A fala em tom mais duro é uma resposta a uma série de pedidos feitos por Zelensky a países ocidentais por mais armamento e que têm sido em, grande parte, atendidos. Vários países da Otan se dispuseram a ajudar a Ucrânia com armas pesadas e equipamentos. O texto conta com informações do "g1".

A mais nova ameaça verbal russa ocorre após a visita do chefe do Pentágono, Lloyd Austin, e o secretário de Estado, Antony Blinken, no domingo a Kiev. As autoridades americanas se reuniram durante três horas com Zelensky. 

No encontro, Austin disse: "O primeiro passo para vencer é acreditar que você pode vencer. E eles acreditam que podem vencer. Podem vencer se tiverem o equipamento certo, o apoio adequado", finalizou.