São Vicente realiza 1º passeio do 'Turismo Pedagógico' e é aprovado por alunos

Estudantes do 9º ano da EMEF Pastor Joaquim Rodrigues participaram do projeto piloto na tarde de quarta-feira (24)

26 NOV 2021 • POR Da Reportagem • 11h15
Turismo Pedagógico é aprovado por alunos de São Vicente em seu primeiro tour pela cidade - Divulgação/ Prefeitura de São Vicente

O primeiro passeio da inciativa Turismo Pedagógico aconteceu na última quarta-feira (24) e levou os estudantes do 9º ano da EMEF Pastor Joaquim Rodrigues a participar de um tour por São Vicente. Os alunos aprovaram o projeto, que é organiziado pela Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur) e apoio da Secretaria de Cultura, Esportes e Cidadania (Secec).

Aluna da unidade desde o 1º ano, Emanuelle Carvalho dos Santos, de 15 anos, disse que o passeio superou as expectativas. “Aprendi fatos históricos que não conhecia. Foi algo inovador, que vamos levar por toda a nossa vida”, afirmou a estudante, que planeja ingressar na ETEC ano que vem. “Vou sentir muita saudade do Pastor”.

Leia Também

São Vicente recebe festival de boxe neste domingo (28) no Ginásio Dondinho

São Vicente anuncia medidas preventivas contra Covid-19 durante Encenação

São Vicente reduz número de leitos para Covid-19 por queda de casos

“Foi tudo muito legal. É importante conhecer um pouco mais da cultura de nossa Cidade”, afirmou Carlos Sabino Martins, de 15 anos. O colega Henrique Monteiro dos Santos, 14 anos, também aprovou. “Curti bastante, gostei muito de conhecer a estátua do Padre Anchieta aqui na Biquinha”.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O tour incluiu Ilha Porchat, Biquinha de Anchieta, Praça 22 de Janeiro, Igreja Matriz, Mercado Municipal, Casa Martim Afonso, Parque Cultural Vila de São Vicente e praias. Durante a semana, a turma também assistiu ao curta-metragem “Contos e Lendas Vicentinos – Histórias Sobrenaturais” (2020), produção de 10 minutos que narra histórias seculares de tradição popular calunga, como o Monstro Ipupiara, a Pedra da Feiticeira, a Lenda dos Sinos e o Conto de Anchieta.

“É uma oportunidade de eles conhecerem um pouco mais o circuito histórico de nossa Cidade e resgatar o valor de pertencimento”, destacou a chefe de departamento da Setur, Renata Gomes.

O passeio inaugural do Turismo Pedagógico é o primeiro de outros que acontecerão, no próximo ano letivo. “Este foi o projeto piloto e vamos manter a parceria de sucesso entre as secretarias de Turismo e Educação para 2022”, adiantou a secretaria Juliana Santana (Setur).

A assessora de gabinete da Seduc, Renata Fuentes, confirmou a ideia de “continuar o projeto, envolvendo todas as escolas com 9º ano”.

O Passeio Pedagógico atende a uma proposta do vereador Jatobá. “A Prefeitura está de parabéns por viabilizar o passeio para que estes jovens tenham a oportunidade de conhecer um pouco mais a história da Primeira Vila do Brasil e o Berço da Democracia nas Américas”.