Guarujá inicia obras de canalização no Morro Barreira do João Guarda

Serviços são de manutenção preventiva e procuram amenizar transtornos causados após deslizamentos durante a tempestade de março de 2020

9 NOV 2021 • POR Da Reportagem • 09h12
Começam as obras de canalização e drenagem no Morro Barreira do João Guarda, em Guarujá - Divulgação/ Prefeitura de Guarujá

A Prefeitura de Guarujá divulgou nesta segunda-feira (8) que iniciou recentemente os serviços de manutenção preventiva na região do Morro da Barreira do João Guarda (Enseada), no final da Avenida Atlântica. Obras de canalização e drenagem procuram amenizar os transtornos causados após deslizamentos no morro, durante a tempestade de março de 2020.

No local são executados serviços de tubulação de drenagem, caixa de captação, abertura de valas, limpeza e desassoreamento da tubulação existente e limpeza e jateamento das caixas de passagem. Os serviços estão a cargo das secretarias de Infraestrutura e Obras (Seinfra) e Operações Urbanas (Seurb).

Leia Também

Policiais curtem folga na praia, flagram roubo e detém dupla em Guarujá

Avenidas de Guarujá são interditadas a partir desta segunda-feira (8)

GCM de Guarujá troca tiros com bandidos e um criminoso morre

A intervenção não está sendo feita no local onde serão realizadas as obras de contenção de encosta, para a qual o Governo do Estado já anunciou a liberação de R$ 23 milhões.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No final de julho, a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) encaminhou uma concepção do projeto das obras à Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado, que identificou a necessidade de ajustes  no local.

Atendendo à solicitação, o Município enviou o material técnico relativo às obras de contenção de encostas para análise e aprovação do Estado, que deverá celebrar convênio nas próximas semanas. Após a realização de trâmites burocráticos, a Prefeitura aguardará a liberação de recursos para iniciar as obras.

As intervenções no local serão semelhantes ao trabalho que já foi realizado no Morro da Bela Vista, popularmente conhecido como Morro do Macaco Molhado, que visam oferecer mais segurança aos moradores e bairros adjacentes, evitando novas tragédias.

Ainda serão definidas as técnicas utilizadas para a estabilização de solo da encosta do morro da Barreira do João Guarda. Entre as opções estão cortina atirantada, solo grampeado com concreto projetado e solo grampeado com aplicação de geomanta MacMat. O local poderá, também, receber serviços de drenagem, a exemplo do que ocorreu no Morro da Bela Vista.