DESTAQUE

IOEB concede boa avaliação e considera educação em Praia Grande a melhor da Região

O IOEB é um índice que capta as oportunidades educacionais ofertadas  nos municípios e Estados brasileiros para garantir melhores  oportunidades para o sucesso educacional das crianças, adolescentes,  jovens e adultos

25 OUT 2021 • POR Da Reportagem • 12h30
Praia Grande conta com 77 modernas escolas municipais - Felipe França / Prefeitura de Praia Grande

Ao longo das últimas décadas, Praia Grande se notabilizou pelo  investimento na área da Educação. A oferta de um aprendizado de  qualidade na rede municipal para os alunos é referência na região, no  Estado de São Paulo e até em âmbito nacional. Entre as ações,  destaques para as amplas e 77 modernas escolas, a utilização da  tecnologia nas salas de aulas, além do desenvolvimento constante de  capacitações para os professores e profissionais do setor. Mais um  importante resultado reforçou essa posição. A Cidade obteve a maior  nota da Região no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira  (IOEB) 2021.

O IOEB é um índice que capta as oportunidades educacionais ofertadas  nos municípios e Estados brasileiros para garantir melhores  oportunidades para o sucesso educacional das crianças, adolescentes,  jovens e adultos. O levantamento técnico de dados indica a qualidade  do sistema de educação de um determinado território.

Leia Também

Praia Grande se aproxima de 3 mil câmeras instaladas na cidade

Praia Grande pretende instalar novos abrigos para pessoas em situação de rua

Em Praia Grande, volta de festival gera preocupação na Câmara

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os dados foram divulgados recentemente. Praia Grande ficou com a nota  5,6. Cubatão e Bertioga foram as outras cidades da Região que mais se  aproximaram, com média 5,3. Santos e São Vicente, por exemplo,  atingiram a nota 5.

Outro ponto que demonstra a evolução da rede municipal de educação de  Praia Grande é a comparação do índice divulgado em 2020, quando a  Cidade ficou com a nota 5,1, ou seja, ganho de 0,5 em um ano. A nota  alcançada merece ser destacada também por se tratar de um momento  delicado devido a pandemia da covid-19. A área da Educação foi  obrigada a se reinventar para seguir com a oferta de ensino para os  jovens com os desdobramentos da doença.

“Este é um resultado importante. A Secretaria de Educação (Seduc) de  Praia Grande vem trabalhando nos últimos anos com estratégias de  planejamento e acompanhamento das ações pedagógicas realizadas nas  unidades Escolares. Por meio de um processo de avaliação detalhado, é  possível criar uma perspectiva para o futuro, com base nas adequações  necessárias. Os investimentos nestas estratégias serão ainda maiores”,  comentou a secretária de Educação praia-grandense, Maria Aparecida  Cubilia.

REFERÊNCIA.
Praia Grande conta com 77 modernas escolas municipais. No  total, são atendidos 53 mil alunos em creche, educação infantil e  fundamental, além do EJA e ensino especial.

A utilização da tecnologia é um dos destaques, com lousas digitais em  todas as salas de aula, além e laboratórios de informática e mesas  interativas. Bibliotecas, equipamentos esportivos como amplos  ginásios, atividades gratuitas da cultura e esporte, milhares de  refeições ofertadas diariamente com alimentação balanceada, além de  professores e profissionais capacitados também fazem parte da  estrutura disponibilizada para os estudantes.

Google for Education – Neste mês de outubro, o Município firmou uma  importante parceria com o Google for Education, conjunto de soluções  colaborativas online com o objetivo de ajudar alunos e professores a  promoverem um ensino mais dinâmico e completo.

Com a parceria, diversos aplicativos do Google são oferecidos como  apoio para as aulas, como o Google Classroom (Sala de Aula),  Formulários, Agenda, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações,  entre outros. Dessa forma, os usuários têm em mãos mais recursos para  gestão, comunicação e organização das aulas, beneficiando tanto os  professores como os próprios alunos.

Como parte do projeto, 1800 chromebooks – pequenos laptops  personalizados para a educação e voltados para o uso dentro e fora da  sala de aula – serão entregues para a equipe técnica da Seduc e 2.660  para as escolas, que serão utilizados tanto pelos professores como  pelos alunos. Ao todo, 38 unidades escolares receberão os aparelhos.

Para os professores, a iniciativa vai dinamizar os trabalhos e  facilitar o processo de ensino. Eles poderão utilizar os chromebooks  para acessar os aplicativos do Google a fim de aprimorar a elaboração  das aulas, a digitalização das tarefas, gerenciamento de provas e  trabalhos, elaboração de aulas multimídia e melhorar o acompanhamento  das produções dos alunos.