Radares de Santos serão submetidos a processo de verificação pelo Ipem-SP

Os equipamentos que passarão por vistoria ficam localizados na Avenida Dr. Epitácio Pessoa, 527, e na Avenida Bartolomeu de Gusmão, próximo à avenida Coronel Joaquim Montenegro

4 OUT 2021 • POR • 16h15
Segundo o Impem, a instituição realiza diariamente a verificação metrológica dos radares - Reprodução

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, fará verificação metrológica nesta terça-feira (5) a partir das 9h30, em alguns dos radares instalados em endereços de Santos.

Os equipamentos que passarão por vistoria ficam localizados na Avenida Dr. Epitácio Pessoa, 527, e na Avenida Bartolomeu de Gusmão, próximo à avenida Coronel Joaquim Montenegro.

Leia Também

Multa de trânsito terá desconto obrigatório de 40% a partir de abril

Aprovado projeto que multa em R$ 1 mil ciclistas que passeiem com cães em Santos

Radar da Avenida Martins Fontes, em Santos, é reativado no sentido SP

Segundo o Impem, a instituição realiza diariamente a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp: https://bit.ly/diariodolitoral1
Mantenha-se bem informado.

A verificação metrológica no radar pode levar de 20 minutos a até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento. Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.

PROCESSO.
Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro. Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP. A ação será realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto em Santos.