Projetos de revitalização do Centro de Santos são apresentados a empresários e comerciantes

Projetos para revitalizar a região Central Histórica foram apresentados na manhã desta quarta-feira (22)

22 SET 2021 • POR • 16h00
Prefeitura Santos - Nair Bueno/DL

Os projetos urbanísticos preparados pela Prefeitura para revitalizar a região Central Histórica foram apresentados na manhã desta quarta-feira (22) a cerca de 50 pessoas, entre empresários e comerciantes ligados à Associação Comercial de Santos e convidados na sede da instituição (Centro). A reorganização urbana proposta tem como foco principal o repovoamento dos bairros e o encontro foi uma forma de esclarecer e unir esforços pelas transformações.

Após um diagnóstico com histórico e características atuais da área, que engloba os bairros Vila Mathias, Vila Nova, Paquetá, Centro-Histórico, Valongo, Chinês, Porto Valongo e Porto Paquetá, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello, mostrou alguns projetos para uma reorganização urbana. "O desenvolvimento do VLT vai gerar uma transformação natural. Conforme novos modais forem criados, a malha se torna mais complexa e eficiente, atraindo investimentos".  

Leia Também

Jardim Botânico comemora 27 anos na Primavera Criativa

Bonde de Santos terá passeios noturnos para comemorar aniversário de 21 anos

Centro de Santos vai perdendo valor histórico

Glaucus também falou de um replanejamento em vias e linhas de transporte público. "Com o VLT operando, vamos reorganizar as vias e os modais. Também queremos ampliar, por exemplo, as áreas exclusivas para pedestres, para que a mobilidade seja um fator positivo, gerando novas oportunidades". 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp: https://bit.ly/diariodolitoral
Mantenha-se bem informado.

VERTICALIZAÇÃO 

Outra questão destacada pelo secretário foi a existência de áreas disponíveis para novas construções. São 100 mil metros quadrados no Valongo e 200 mil metros quadrados no Paquetá. "Existe um mito de que todos os imóveis na região central são de proteção cultural, mas isso não é verdade. Há uma área muito grande para que possamos promover uma renovação urbana, inclusive com a verticalização", comentou o secretário. 

Farinello também mencionou outras ações que devem ser planejadas, como ampliação das áreas de lazer, consolidação da região como centro empresarial e hoteleiro e atrações para o público universitário.