Condomínios têm até dezembro para solicitar inclusão no roteiro de coleta seletiva

Interessados devem preencher um requerimento virtual e enviar à Secretaria de Meio Ambiente; serviço recolhe apenas resíduos sólidos recicláveis, ou seja, plásticos, metais, vidros e papéis

3 SET 2021 • POR • 08h03
Uma vez aprovado o pedido de inclusão no roteiro de coleta seletiva, o condomínio terá de providenciar o contentor adequado - Divulgação/PMG

A Prefeitura de Guarujá está com inscrições abertas para o pré-cadastro de condomínios residenciais que desejam ser incluídos no roteiro da coleta seletiva da Cidade. Os interessados têm até 29 de dezembro para baixar um requerimento virtual, preencher e enviar à Secretaria de Meio Ambiente (Semam), pelo e-mail (semam.dpa@gmail.com). O formulário está disponível no link disponibilizado pela Secretaria do Meio Ambiente.

O requerimento deve ser preenchido por uma pessoa responsável pelo condomínio – de preferência, o síndico. Efetuado o pedido, o residencial passará por uma análise da diretoria de Pesquisa e Meio Ambiente Urbano da Semam sobre a possibilidade de inclusão no roteiro vigente das cooperativas. Os solicitantes somente terão seu cadastro aprovado após publicação no Diário Oficial do Município.

Leia Também

Mais de 10 mil toneladas de resíduos já foram removidas da Avenida Penedo

Mais de 350 toneladas de lixo são recolhidas durante limpeza no Bairro Esmeralda

O serviço de coleta seletiva recolhe apenas resíduos sólidos recicláveis, ou seja, plásticos, metais, vidros e papéis. É imprescindível que os itens sejam devidamente separados de lixo orgânico e rejeitos (cascas de legumes, restos de comida, papel higiênico, entre outros).

Cadastro aprovado

Uma vez aprovado o pedido de inclusão no roteiro de coleta seletiva, o condomínio terá de providenciar o contentor adequado para dispor os resíduos sólidos recicláveis, conforme as instruções técnicas sinalizadas no formulário do pré-cadastro.

Para a Semam avaliar a conformidade das instruções técnicas, os condomínios também deverão enviar um registro fotográfico do contentor para o e-mail (semam.dpa@gmail.com). Se necessário, uma equipe técnica da pasta inspecionará o local. Somente serão atendidos os residenciais que contarem com um dos equipamentos considerados adequados ao serviço – conforme formulário de inscrição.

Dentre as condições para não perder o direito à coleta seletiva, está colocar o contentor na rua somente no dia da coleta e retirá-lo em seguida.

Para incentivar e orientar os condôminos, a Semam preparou um cartaz informativo chamado 'Fluxograma de Recomendações', que contém informações sobre de como separar, tratar, acondicionar e dispor seus resíduos recicláveis. Confira na biblioteca virtual da secretaria.