Parque Turístico em compasso de espera em Itanhaém

Obras do Parque Turístico “Amazônia Paulista”, localizadas no antigo Campão, no bairro Guaraú, seguem paralisadas

30 AGO 2021 • POR • 07h00
Obras do Parque Turístico 'Amazônia Paulista', localizadas no antigo Campão, estão paralisadas - Nair Bueno/DL

A prefeitura de Itanhaém informa que ainda não há previsão para que sejam concluídas as obras do Parque Turístico “Amazônia Paulista”, localizado na área conhecida como antigo Campão, no bairro Guaraú, próxima ao centro do município. A Administração Municipal explica que essa obra possui duas fases. A primeira fase é realizada com recursos vindos do Departamento de Apoio e Desenvolvimento às Estâncias (Dade), do governo estadual.

Segundo a prefeitura, até o momento, não existe uma previsão para a inauguração do parque, já que as obras na Fase 1, estão paralisadas para o realinhamento de planilhas e aguardando a aprovação do DADE. A verba a ser repassada pelo governo estadual é no valor de R$ 1.682.126,29.

Leia Também

Moradores pedem serviços de zeladoria no Jardim Grandesp, em Itanhaém

Itanhaém terá Semana do Patrimônio Cultural

Na Fase 2, a previsão de conclusão é de aproximadamente 1 ano. A Administração afirma que está realizando com recursos próprios – provenientes da operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal. E que as obras estão em andamento, pois foi concluída a instalação de estacas, na última semana.

A reportagem do Diário do Litoral esteve no local da obra, na quinta-feira (26), onde podem ser vistas duas placas – uma da prefeitura com os dizeres “Construção do Parque Turístico – Fase 2. Investimento total de R$ 3.086.736, 64 e com prazo de execução de 12 meses”. E a outra com o investimento do Estado.

Conforme a prefeitura, tanto na fase 1 como na fase 2, a verba só é transferida perante a apresentação e aprovação da medição da firma. 

Moradores questionam se a obra será concluída pela Prefeitura de Itanhaém. Há cerca de três meses, a feira livre realizada às sextas-feiras, localizada nesta mesma área, no Guaraú, foi transferida para a rua Dom José Gaspar, no centro.

A moradora e dona de casa Isabel Carreira, moradora no bairro Jardim Ivoty, comenta. “Acho que esse parque não vai ser concluído. Pode acontecer a mesma coisa que o shopping, que seria construído na avenida Jaime de Castro, mas até o momento nada”, frisa.
Lembra ainda que a prefeitura já havia transferido do local a feira livre e retirado o campo de futebol, onde funcionou o Estádio Municipal Aurélio Ferrara, para realizar tal obra.

Outro morador que questiona a realização da obra do Parque é o aposentado José Vitorino Moura. “Essa obra já havia sido anunciada pelo ex-prefeito do município, Marco Aurélio Gomes, em abril de 2020, mas até o momento, não saiu do papel. Seria importante, pois poderia atrair muitos turistas para a Cidade”.

Cobrança   

O vereador Henrique Garzon (Podemos) já cobrou uma ação da prefeitura referente ao Parque Turístico, na sessão da Câmara, do dia 9 deste mês.

“A prefeitura não agiliza os trabalhos no Parque Amazônia Paulista e, hoje, as obras estão paradas”, ressalta. O vereador já havia publicado alguns vídeos nas redes sociais para cobrar o andamento das obras.

Garzon também enviou uma solicitação, por meio da lei de acesso à informação, no início de agosto, à prefeitura pedindo informações se as verbas referentes às fases 1 e 2 já tinham sido transferidas ao município, quais os valores já pagos às empresas e qual o cronograma de pagamentos futuros. E ainda qual é a previsão para a inauguração do local.

O vereador Wilson Oliveira (MDB), conhecido como Wilson RH, já havia apresentado um requerimento, em fevereiro deste ano, solicitando ao Executivo informações sobre se existia um cronograma e qual a previsão para a continuidade das obras do Parque Turístico.