Itanhaém terá Semana do Patrimônio Cultural

O evento, organizado pela Irmandade Nossa Senhora da Conceição, contará com atividades online e presenciais

Para marcar o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, a Irmandade Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém irá promover a Semana do Patrimônio Cultural de Itanhaém com o objetivo de evidenciar a importância desta temática e envolver a sociedade na visão de uma maior apropriação do nosso rico patrimônio.

A data – 17 de agosto – foi instituída pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão responsável pela salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro, tudo o que é criado, valorizado e preservado – os monumentos e obras de arte, as festas, músicas e danças, as comidas, os saberes, fazeres e falares. Enfim, as riquezas de uma comunidade.

Nessa edição, a Semana do Patrimônio Cultural de Itanhaém contará com uma programação híbrida, com atividades online e presenciais, trazendo nomes de referência, que tratarão de vários temas relacionados ao assunto.

Esse evento conta com o fomento da Lei emergencial Cultura Aldir Blanc e apoio da Prefeitura Municipal de Itanhaém, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes.

 

PROGRAMAÇÃO

  • 17/08 (terça-feira): 19h, Sessão Solene de Abertura. 20h, Webinar: A Arte Sacra como Patrimônio Cultural. Com arquiteto Fernando Gregório
  • 18/08 (quarta-feira): 20h, Webinar: A influência de Anchieta na cultura litorânea. Com Pe. César Augusto dos Santos, SJ e Maria Thereza Ortale
  • 19/08 (quinta-feira): 19h, Abertura virtual da Exposição “Patrimônio em Foto e Verso”. Com COFIT (Coletivo de Fotógrafos de Itanhaém) e AIL (Academia Itanhaense de Letras). 20h30, Webinar: O Patrimônio do Litoral Paulista: Arqueologia, Preservação e Cultura Caiçara. Com historiadora Fátima C. Pires, arqueólogo Dr. Plácido Cali e Violeiro Ciro Xavier Martin.
  • 20/08 (sexta-feira): 20h, Webinar: Preservação do Patrimônio Cultural Têxtil: Contextualização e Práticas. Com Prof. Me. Rosângela Aparecida da Conceição.
  • 21/08 (sábado): 14h30, Webinar: Patrimônio Cultural e Desenvolvimento Urbano: Desafios e possibilidades. Com arquitetos Diogo Cavallari e Cristiana Sales. 20h, Webinar: Patrimônio Imaterial: Festas Tradicionais. Com Diego Dionísio, Ernesto Bechelli e Helenice Camargo.
  • 22/08 (domingo): 9h, Imersão: Saída Fotográfica pelo Centro Histórico com dicas de fotografia MOB. Participação mediante inscrição prévia.