Procon-SP notifica Yupie Park

Empresa deverá esclarecer sobre falha em brinquedo

27 JAN 2021 • POR • 14h15
O parque no bairro da Aviação, em Praia Grande, teve dois acidentes em janeiro - Reprodução/YouTube

O Procon-SP notificou o parque de diversões Yupie Park, localizado no município de Paria Grande (litoral de São Paulo), pedindo explicações sobre notícia de falha ocorrida no brinquedo Kamikaze no último dia 25, que deixou pessoas de cabeça para baixo durante vários minutos.

A empresa deverá apresentar as seguintes informações:

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- cópia do "Alvará de Autorização de Funcionamento" expedido junto à Prefeitura do Município de Praia Grande/SP - com comprovação do atendimento às normas de aterramento da ABNT em cada atração, bem como do AVCB (Corpo de Bombeiros) - todos válidos em janeiro de 2021;

- número de atrações oferecidas no parque, bem como do número mínimo e máximo de ocupantes em cada uma delas para cada ciclo de operação;

- comprovação de que são disponibilizadas ao público instruções para utilização de cada atração (faixa etária, estatura, precauções de saúde e demais critérios utilizados);

- número de instrutores responsáveis por cada atração, bem como o treinamento/capacitação de forma individualizada de tais colaboradores para operação, manutenção, orientações de segurança e intervenções em eventuais casos de emergência.

E, especificamente sobre a operação da atração "Kamikaze" no dia 25/01/2021, o parque também deverá apresentar ao Procon-SP:

- esclarecimentos sobre a falha de funcionamento da atração, comprovação do período de duração da mesma, bem como das medidas adotadas no atendimento dos usuários e na solução do problema;

- documentos que comprovem vistorias, inspeções e autorização de funcionamento da atração, assinados por profissionais habilitados;

- demonstrar documentalmente se a estrutura da atração "Kamikaze" objeto de falha em 25/01/2021, é a mesma disponibilizada aos usuários na noite de Natal de 2019 - ocasião em que verificou-se uma descarga elétrica na grade lateral da mesma em um consumidor que aguardava na fila, bem como quais as medidas adotadas quanto ao ocorrido também em 2019;

- laudo pericial conclusivo realizado por ocasião do incidente de dezembro de 2019, bem como todas as vistorias e inspeções realizadas posteriormente (até Janeiro de 2021);

- normas de uso, horário de funcionamento e política de cobrança utilizada pela empresa, esclarecendo as medidas tomadas em razão da Pandemia do Coronavírus (Covid-19);

- tabela de preços vigente em janeiro de 2021, bem como da forma e locais em que tais informações são apresentadas ao público consumidor;

- quais as formas de pagamento oferecidas ao público e o número de caixas/terminais disponibilizados.

A empresa tem até o dia 2 de fevereiro para responder aos questionamentos do Procon-SP.