Festejos de Iemanjá terminam neste domingo

A tradicional festa religiosa tem concentração na praia do bairro Mirim. A previsão é que 35 mil pessoas participem dos festejos.

8 DEZ 2012 • POR • 15h29

Os Festejos de Iemanjá, em Praia Grande, continuam neste final de semana. A edição 2012 do evento teve início nos dias 1º e 2 de dezembro e volta a acontecer neste sábado (8) e domingo (9), com manifestações culturais e religiosas realizadas por adeptos de Cultos de Matrizes Africanas, Espíritas, Espiritualistas e Umbandistas, assim como demais fiéis e simpatizantes da divindade considerada rainha do mar.

A previsão da Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande (Sectur) é de que, nos dois finais de semana, aproximadamente 35 mil pessoas participem dos festejos. A festa tem concentração na estátua de Iemanjá localizada no calçadão do Bairro Mirim.

A festa foi regularizada pela administração municipal na década de 1970, mas já acontecia muito antes. Documentos mostram que suas areias recebiam religiosos para prestar homenagens à divindade já na década de 1950. Hoje, a Festa de Iemanjá de Praia Grande é a maior do Estado de São Paulo

Segundo o coordenador da União de Tendas de Umbanda e Candomblé do Brasil, José Juvenal dos Santos, a festa tem melhorado a cada ano. “Participo dos festejos de Praia Grande há mais de 40 anos e só vejo evolução, o evento está cada vez mais organizado e bonito. Esta é uma das maiores festas para agradecimento à nossa amada Iemanjá”, afirmou.


Primeira fase

O primeiro final de semana dos Festejos de Iemanjá contou com procissão, rituais e orações. O ponto alto aconteceu após a abertura oficial, no sábado (1º), com uma grande roda de cânticos, apresentando as entidades participantes.

Infraestrutura

Para evitar afogamentos, o Corpo de Bombeiros realiza plantões de atendimento na madrugada de sábado para domingo. O setor também distribui pulseiras de identificação para menores na orla e realiza atendimento a crianças perdidas nos postos 7 e 9, em conjunto com profissionais da Secretaria de Educação (Seduc) e da Secretaria de Promoção Social (Sepros).

A PM instalou sua Base Móvel no calçadão da praia do Bairro Mirim, na altura da Rua 1º de Janeiro, e posicionou viaturas próximas do Posto de Informações Turísticas (PIT) e da Rua João André Quintale. Além disso, das 16 horas dos dois sábados às 6 horas dos domingos, uma ambulância do SAMU ficará à disposição para atender os participantes dos festejos. A Guarda Civil Municipal (GCM) também destacou parte de seu efetivo para apoiar o evento.

A Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) disponibilizou contêineres, prensa e caminhão para remoção de lixo no trecho. Placas indicativas de áreas das entidades na faixa de areia, mapas e faixas de acessos e bloqueios de trânsito foram providenciados pela Sectur.

O espaço público a ser utilizado como estacionamento de ônibus, micro-ônibus e vans (previamente cadastradas) é o Espaço Alvorada (Bairro Quietude). No entanto, se a capacidade máxima for atingida, o Espaço Piaçabuçu (Bairro Mirim) será utilizado como área de estacionamento complementar. Os banheiros dos espaços utilizados como estacionamentos ficarão à disposição dos motoristas e serão mantidos higienizados por funcionários da Sesurb.

 

Leia Também

Renda do Bazar de Natal será revertida ao Fundo Social de Praia Grande

Mais de 11 mil pessoas da Baixada Santista caem na malha fina

GCM participa de evento no hangar da PM em Praia Grande

Inauguração do viaduto da Ayrton Senna é adiada para dia 20