X

Olho na vaga

Meio Ambiente de SP abre 3 mil vagas para formação de monitores ambientais autônomos

Capacitação é gratuita e conta com etapa online e presencial; iniciativa envolve 57 Unidades de Conservação

Da Reportagem

Publicado em 09/08/2023 às 18:05

Atualizado em 09/08/2023 às 18:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Curso será gratuito e em formato híbrido, dividido em duas fases / Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

A Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), anuncia a abertura de 3 mil vagas para o Processo de Formação de Monitores Ambientais Autônomos.

O curso é gratuito e será realizado em formato híbrido, com etapas online e presencial, englobando 57 Unidades de Conservação (UC).

Dividido em duas fases: geral (sendo a única etapa online) e específica da UC e atividades de campo, seu objetivo é capacitar profissionais para a condução responsável de visitantes em atrativos turísticos dentro dos parques estaduais, uma vez que a formação é requisito obrigatório para obtenção do cadastro e autorização para atuação como monitor dentro das UCs.

As inscrições ficarão abertas até o dia 9 de setembro.

Para participar, basta preencher o formulário no site: www.fflorestal.sp.gov.br/formacao-de-monitores-ambientais-autonomos

O edital na íntegra com todas as informações, incluindo número de vagas e o público-alvo para cada Unidade de Conservação, também pode ser encontrado no link acima.

Por meio do curso, os moradores do entorno têm novas oportunidades de trabalho, impulsionando a geração de renda para as comunidades locais, ao mesmo tempo em que busca aprimorar constantemente a qualidade dos serviços oferecidos dentro das UCs.

Dessa forma, busca-se um equilíbrio entre o desenvolvimento socioeconômico regional e a conservação do patrimônio natural e cultural dessas áreas protegidas.

“Os monitores ambientais autônomos são fundamentais para despertar a sensibilização sobre a importância da preservação e fomentar a educação ambiental, bem como a segurança dos visitantes e minimização dos impactos sobre o meio ambiente”, explica Adriana Neves, Assessora de Educação Ambiental da Fundação Florestal.

Como funcionará? 

A formação será dividida da seguinte forma:

Fase – Geral: até o final de setembro  

Fase – Específica e de Campo da Unidade de Conservação: De outubro a 30 de novembro 2023 

Ao longo da primeira fase, o aluno deverá realizar exercícios de fixação disponíveis ao fim de cada aula para validar seu aproveitamento e, ao final do módulo, será realizada uma avaliação para ingresso na Fase Específica.

A frequência, além da apresentação de documentação necessária, também é requisito para participação nas Fase Específica e de Campo curso.

O cadastramento e autorização como Monitor Ambiental Autônomo são regulamentados pela Resolução SMA nº 195/2018 e pelas Portarias Normativas FF/DE nº 331/2021 e FF/DE nº 332/2021.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, acesse o edital ou entre em contato pelo email: [email protected]

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter