X

REVITALIZAÇÃO

Poço das Antas ganha melhorias em Mongaguá

Diversas obras estão em andamento, entre elas a passarela de acessibilidade, o novo playground e o espaço multiuso

Nayara Martins

Publicado em 01/08/2022 às 09:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Uma das novidades é a passarela com acessibilidade até a piscina natural, além do novo playground com vários brinquedos, no Poço das Antas / Nair Bueno / Diário do Litoral

O Poço das Antas, um dos pontos turísticos mais procurados por turistas e moradores em Mongaguá, está recebendo diversas obras de melhorias e acessibilidade. O espaço possui diversas espécies de aves e de árvores nativas da Mata Atlântica, além de corredeiras com uma queda d´água que forma uma piscina de água natural.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O objetivo é oferecer melhor infraestrutura, conforto e ainda ampliar as atividades de lazer ao público. A afirmação é da diretora de Turismo, Paula Jacob, e do diretor de Obras Públicas, Ricardo Ferreira, que acompanham as reformas.

Ferreira explica que na primeira etapa, iniciada em dezembro, já foram realizadas algumas obras como a recuperação do passeio principal, das trilhas, a substituição das pontes de madeira, além da reforma do prédio da administração e da portaria.

Houve ainda a aquisição do novo playground para as crianças, com balanços, gangorras, casinha, escorregador e a parede de escalada. Todos os brinquedos são de madeira ipê e são chumbados no chão.
“Nesta segunda etapa também está sendo construído um espaço multiuso coberto, e que servirá para realizar exposições de artesanatos e apresentação de eventos aos alunos”, ressalta.

ACESSIBILIDADE.
Outra obra é a passarela de acessibilidade, ao lado do passeio principal, que, pela primeira vez, está sendo construída. 

“Estamos construindo uma passarela de acessibilidade para dar acesso aos cadeirantes ou às pessoas com mobilidade reduzida, para que elas possam chegar até a área da corredeira e das piscinas naturais”, explica Ferreira.

Paula Jacob lembra ainda que foram feitas pinturas artísticas em alguns painéis do parque, por artistas da Cidade. Um deles é na portaria da recepção e outros no prédio da administração e nos banheiros.

“São obras importantes que ficaram cerca de dois anos sem manutenção devido à pandemia. Entre os pontos turísticos e cartões postais de Mongaguá estão o Poço das Antas, o Parque Ecológico e a Plataforma de Pesca, que devem alavancar o turismo na Cidade”, frisa.

O objetivo, segundo ela, é oferecer mais conforto e segurança, em especial aos cadeirantes, que tinham dificuldade para chegar até as piscinas naturais.
Na próxima etapa, também será realizada a cobertura dos 15 quiosques na área do piquenique. A cobertura será feita com telhas de cerâmica para ter mais durabilidade. Os quiosques são espaços de lazer destinados aos visitantes que optam em fazer um lanche no local.     

TEMPORADA.
Ferreira afirma que a previsão é de concluir as reformas dentro de dois meses, até outubro. Diz ainda que as obras têm que ser reforçadas, isso porque existe um problema sério quando ocorre as cabeças d´água e as chuvas fortes que levam tudo pela frente, inclusive as pontes de madeira.

“Nossa intenção é que, antes do início da temporada verão, todos os pontos turísticos de Mongaguá estejam em perfeitas condições”, frisa Paula.

Os diretores explicam que tais obras estão sendo realizadas com os recursos arrecadados nas portarias dos pontos turísticos. “Conforme a arrecadação dos ingressos nos locais turísticos vamos investindo em melhorias nos equipamentos da Cidade”, completa Paula.

Outros pontos que também estão sendo recuperados são o Parque Ecológico e a Plataforma de Pesca, que devem ganhar uma nova iluminação com lâmpadas de led. Além do Belvedere que já recebeu nova iluminação de led.

Nesta segunda etapa, o custo da obra no Poço das Antas está estimada em R$ 320 mil.

SERVIÇO.
O Poço das Antas continua aberto ao público, mesmo com as reformas. Funciona todos os dias, no horário das 9 às 17 horas. Fica localizado na rua do Poço das Antas, no Balneário Pedreira, em Mongaguá. (Nayara Martins) 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

1.000 embalagens de plástico foram trocadas por itens sustentáveis, em PG

Ação aconteceu durante a '1ª Feira Verde de Praia Grande', no último domingo (21)

Turismo

Outono é temporada ideal para mergulhar no Litoral Norte de São Paulo

Saiba porque a estação é boa para a prática de mergulho e quais são os melhores pontos da Região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter