18 de Setembro de 2024 • 21:17
Márcio Gomes, o Márcio Cabeça, prefeito de Mongaguá / Nayara Martins/DL
A afirmação é do prefeito de Mongaguá Márcio Melo Gomes (Republicanos), de 44 anos, mais conhecido como Márcio Cabeça, que fala sobre os principais investimentos que estão sendo realizados na Cidade. Cita ainda as obras a serem entregues nas áreas da Educação e da Saúde. Além dos serviços de infraestrutura feitos em diversos bairros e das melhorias em pontos turísticos importantes de Mongaguá.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Diário do Litoral - Quais são as principais obras públicas a serem entregues na Cidade?
Márcio Gomes - Temos um pacote de obras para entregar neste mês de aniversário de Mongaguá, que é a caçula do litoral sul. Uma delas é a inauguração da maior escola do litoral sul, no bairro Arpoador, e também uma creche no Jardim Santa Eugênia.
O Poupatempo também vai ser inaugurado nesta quarta-feira (7), mas já está funcionando, no centro. Estamos concluindo as obras de melhorias no Parque Turístico e no Poço das Antas, que passaram por revitalização. E mais de 150 mil metros de pavimentação nas ruas, em vários bairros. Vamos entregar ainda cinco novos ônibus escolares aos alunos da rede municipal. Passamos de seis para 20 ônibus, em apenas quatro anos de mandato.
DL - Como estão os investimentos das obras de infraestrutura nos bairros?
MG - Nunca tivemos tantas obras de pavimentação e de infraestrutura nos bairros da Cidade. Vamos começar a ampliação da ciclovia, que já existe no sentido Centro/bairro e vai ser recuperada a partir do Flórida Mirim no sentido Centro, na avenida Monteiro Lobato. São 10 quilômetros, com uma estrutura moderna e lâmpadas Led. Há diversos projetos de drenagem nos bairros, para evitar os alagamentos nesses locais. Os bairros mais afastados de Mongaguá esperavam por calçamentos em várias ruas, há muitos anos.
DL - E a recuperação do calçadão da orla da praia?
MG - São dois pontos diferentes, o que foi destruído pela ressaca, em 2019 e conseguimos apresentar projeto ao governo federal para obter recursos. Após a licitação, houve uma briga entre as empresas e paralisou o processo licitatório. A empresa está solicitando uma revisão de valores ao governo federal, para iniciar a recuperação da mureta destruída pela ressaca.
Outro projeto paralelo é o da nova orla, com recursos já aprovados pelo Dade, do governo estadual. Vamos trocar o piso, terá pistas de caminhada e uma ciclovia, em cerca de quatro quilômetros, no sentido da divisa de Praia Grande até o Jardim Aguapehú.
DL - Na Saúde, o que está previsto?
MG - As obras do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) foram iniciadas no início do ano, com verba do governo federal, no CDHU, na Vila Atlântica, e já estão avançadas. A previsão é de concluir até o primeiro semestre de 2023. O novo Centro de Fisioterapia será entregue mais moderno e equipado, no bairro Agenor de Campos, até o início de 2023, onde está o Centro Médico. No antigo local vamos reformar o Centro da Gestante, da mulher e do bebê, no bairro Itaguaí. Investimos ainda no sistema de tomografia e temos uma frota com dez ambulâncias novas. Já entregamos o Pronto Socorro mais moderno, que é referência na região. No início de janeiro, serão entregues as farmácias nos bairros, com dois projetos pilotos nos bairros Flórida Mirim e no Itaguaí. A partir de 2023 vamos instalar as farmácias em todos os postos de saúde. Além de um novo espaço para a diretoria da Saúde e vamos ampliar o da Vigilância Epidemiológica.
DL - Quais são os investimentos na Educação?
MG - Ao assumir, a Cidade estava apenas com seis creches, em 60 anos. Em apenas seis anos de mandato, vamos entregar mais seis unidades. Pretendo até o final de 2024, zerar a demanda nas filas de creches.
Abrimos licitação para construir uma nova creche na Vila Atlântica e outra no Centro. Até 2024, pretendo entregar mais uma creche no Arara Vermelha, que faz parte do bairro Flórida Mirim. Criamos o programa Bebê prefeito, reconhecido pelo Unicef, além da melhoria na qualidade da merenda escolar. Investimos em cursos de capacitação aos professores.
Vamos entregar a maior escola do litoral sul, no bairro Arpoador. Já oferecemos a lousa digital aos alunos do 6º ao 9º ano, nas escolas da rede municipal. Até o final do próximo ano, vão ser atendidos os alunos do 1º ao 5º anos, em todas as unidades. A ideia é construir mais duas escolas, em 2023. Uma delas é a nova do Cassimiro, na Vila Atlântica, no CDHU, que vai seguir o modelo da unidade no Arpoador. Outra é a do Complexo Educacional, onde funciona a escola no bairro Vera Cruz, e vai funcionar um novo prédio e com aulas em período integral.
DL - E na área da segurança?
MG - Por ser um ano eleitoral, os recursos diminuíram dos governos estadual e federal. Fizemos um contraponto, pois muitas escolas foram furtadas e decidimos instalar câmeras de monitoramento nas unidades escolares e creches da rede municipal. Hoje, o município possui 39 câmeras, mas a ideia é chegar a 120 câmeras até o final do mandato. O número de câmeras dobrou, mas sabemos que ainda é pouco. Oferecemos cursos de capacitação aos guardas municipais, armas e novas viaturas.
A intenção é construir uma nova sede da Guarda Civil Municipal, com uma central de monitoramento moderna. A previsão é iniciar a obra até junho de 2023, na Vila Atlântica.
DL - E as ações para gerar empregos?
MG - Temos ações importantes, um exemplo é que grandes empresas vieram para a Cidade. Em três anos, se instalaram diversas empresas de departamentos, gerando empregos diretos, além da construção civil.
Na orla, são mais de 30 prédios sendo construídos, além dos conjuntos habitacionais, condomínios e obras públicas. Implantamos, este ano, o ticket refeição ao servidor público municipal, o que ajuda a fortalecer a economia dos restaurantes e comércios locais.
DL - Na habitação quais são os principais avanços?
MG - Na habitação, uma grande conquista foi a implantação do programa Cidade Legal, que já beneficiou 1.200 famílias com as escrituras de regularização fundiária. E oferecemos terrenos aos governos do Estado e federal para os projetos de moradias populares.
DL - Como estão as melhorias nos pontos turísticos?
MG - Fizemos a recuperação do Poço das Antas, um dos principais pontos turísticos na Cidade. O Parque Turístico Ecológico também está recebendo melhorias e deve ser reaberto ao público até o final deste mês.
Este ano recuperamos as feiras de artesanato, as praças Frederico Platzeck e a Emílio Borges. Vamos investir no turismo rural com as melhorias nos locais. Na Plataforma de Pesca, vamos trocar a iluminação e instalar lâmpadas Led. Mas duas empresas que participaram do processo licitatório estão com ação judicial. A intenção é que o local funcione à noite e com segurança.
Vamos fazer a recuperação do Belvedere, um dos pontos mais lindos do município. O acesso à imagem da Padroeira Nossa Senhora Aparecida já passou por obras de revitalização, com a troca da escadaria. A ideia é instalar o elevador panorâmico em um desses dois locais, em 2023. O baile da Cidade e o desfile cívico acontecem este mês. Em janeiro vamos trazer artistas renomados e também os locais para o Monga Verão. No Carnaval, em fevereiro, haverá os blocos de rua e o Carnaval de Sabores. Em março, terá o 1º Festival de Pescado e Camarão, além de eventos durante o ano.
DL - Qual é a perspectiva de crescimento em 2023?
MG - A perspectiva é muito boa, estamos crescendo acima da média em relação a outros municípios. Aumentou o número de pessoas que vieram morar na Cidade. Além de grandes empresários que se estabeleceram aqui.
Prova disso, é que assumi o município com um orçamento de R$ 218 milhões e o previsto para 2023 é de R$ 380 milhões. A perspectiva é de entregar Mongaguá, em 2024, com o dobro do orçamento.
DL - Como vê a relação com o novo governo do Estado?
MG - A expectativa é a melhor possível com o novo governador Tarcísio de Freitas. Além de ser do mesmo partido, fui o único prefeito da região a apoiá-lo desde o primeiro turno. Acredito na sua capacidade, pois ele é uma pessoa preparada. O Estado vai crescer e se desenvolver. Desejo ao cidadão de Mongaguá que a gente possa estar cada vez mais unidos e comemorar o crescimento da Cidade. Peço à Nossa Senhora Aparecida que nos ilumine e nos dê a humildade pra continuar trabalhando.
Diário Mais
A maresia pode acelerar a corrosão e danificar componentes internos e externos dos aparelhos
Diário Mais
O estabelecimento já havia sido eleito na edição anterior da disputa, se tornando o único de toda a América Latina a figurar na lista anterior