X

LITERATURA

Autor de Mongaguá lança livro de poemas

Obra já está disponível na plataforma da editora Folheando. O lançamento físico do livro vai acontecer até o início de dezembro

Nayara Martins

Publicado em 21/11/2022 às 07:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Leandro Cruz conta que este já é o seu segundo livro de poemas. O primeiro título foi "Transe", lançado em 2017, pela editora Patuá / Nair Bueno / Diário do Litoral

“Essa lenta asfixia”. Esse é o título do livro de poemas do poeta, fotógrafo e estudante universitário Leandro Cruz, de 43 anos, morador em Mongaguá. Ele conta que este já é o seu segundo livro de poemas. O primeiro título foi “Transe”, lançado em 2017, pela editora Patuá.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O livro “Essa lenta asfixia” contém 50 poemas e já está disponível na plataforma digital da editora Folheando.

“Esse segundo livro pretende ser um ponto de convergência, de contradições, paradoxos e afetos. Me propus a falar de sentimentos mais densos, já que foi escrito durante o período da pandemia da covid-19”, revela.

Diz que o livro mostra as relações entre as pessoas e também busca entender as contradições que surgem nas relações pessoais.

“Esse título é, ao mesmo tempo, o veneno e o antídoto, à medida que vou explorando esses sentimentos presentes em mim e no outro, procuro explorar as saídas para essa asfixia”, ressalta.

Afirma ainda que a poesia sempre esteve presente m sua vida. “Desde que me entendo por gente, vi na escrita e na leitura um caminho para a abertura e o entendimento da vida. E ainda para a superação e a transformação das dificuldades”, completa.

A poesia e a literatura fazem parte do cotidiano do escritor. Ele acredita que o estudo e a criação lhes proporcionaram a inspiração para materializar os sentimentos e os pensamentos para criar uma obra de arte.

Cruz lembra que começou a escrever o seu segundo livro a partir de 2019, seguiu durante a pandemia, e concluiu somente este ano.

A divulgação, segundo o autor, tem sido feita pelas redes sociais, no Instagram @ye.leandrocruz e por meio do boca a boca entre os amigos.

LETRAS.
O autor está cursando o primeiro semestre da faculdade de Letras virtual, na Univesp, do governo do estado de São Paulo. Ele é nascido em São Paulo, mas hoje mora em Mongaguá.

“Pretendo atuar na área de Letras, assim que me formar, posso dar aulas e ainda trabalhar com a criação literária”. 

Ele e sua esposa estão morando em Mongaguá desde julho deste ano, pois a sua esposa passou no concurso municipal da Educação e já está dando aulas em uma escola da rede municipal de Mongaguá. Diz que sempre foi um sonho vir morar no litoral, pois frequentava a cidade de São Vicente, na Baixada Santista.

Atualmente, Cruz é vendedor ambulante de livros, na avenida Paulista, em São Paulo. E também é praticante de capoeira Angola, uma das mais tradicionais de matriz africana. Ele dá aulas de capoeira na comunidade Santa Inez, no Centro de Capoeira Angola, na Capital.

PLANOS.
Cruz afirma que já começou a escrever o seu terceiro livro de poemas. “Também gosto bastante da área de fotografia, mas não atuo de forma profissional”.

No próximo dia 30 deste mês, ele vai participar de um evento cultural chamado “Encontro com o autor”, na Fábrica de Cultura de Santos. 

“A ideia é mostrar o processo criativo do poeta, como se dá a criação do poema e da poesia e como trabalhar o ser e a produção poética”, destaca. Também vai aproveitar para divulgar o segundo livro de poemas. 

A previsão, segundo o autor, para o lançamento físico da obra deve ser até o início de dezembro, em São Paulo e em Santos. Interessados em adquirir o livro é só acessar o site da editor.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter